Prefeitura vai recuperar margens do Rio Passo Fundo

A partir do trabalho já desenvolvido, mais uma iniciativa aguardada há anos será viabilizada: a recuperação ambiental das margens, o que também garante a estabilização e evita o assoreamento.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo trabalha para melhorar e valorizar o rio que dá origem ao nome da cidade. Já estão sendo realizadas ações permanentes de limpeza do Rio Passo Fundo com barreiras de contenção e contêineres instalados nos arredores, bem como atividades de educação ambiental focadas nas comunidades ribeirinhas es escolas. A partir do trabalho já desenvolvido, mais uma iniciativa aguardada há anos será viabilizada: a recuperação ambiental das margens, o que também garante a estabilização e evita o assoreamento.

As áreas urbanas localizadas às margens do Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio receberão serviços de reflorestamento com o plantio de centenas de árvores nativas. O prefeito Luciano Azevedo autorizou nessa quinta-feira (15) o início das atividades de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), a fim de recompor a vegetação e assegurar a sucessão das espécies dominantes da fauna e flora de 22 áreas ciliares incluídas na faixa de 30 metros, consideradas APP, além de uma fora das APP, identificada com degradação avançada, conforme o diagnóstico do relatório realizado nas áreas de preservação do rio e arroio.

“O Rio Passo Fundo não apenas empresta o nome para nossa cidade, como é responsável pelo desenvolvimento e abastecimento de grande parte dos municípios do estado, sendo o berço das águas de 25 bacias hidrográficas. Por isso, a importância em realizar este trabalho de reflorestamento e resgate de parte do nosso meio ambiente”, destacou Luciano. As áreas serão demarcadas para início do processo de reflorestamento, posteriormente, será feita a roçada, combate de formigas, espaçamento do plantio, alinhamento e marcação das covas, adubação e plantio de mudas de espécies nativas. Todas medidas rápidas e econômicas. A ação de reflorestamento faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado de Passo Fundo (PRODIN), em que diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura tem como objetivo promover melhorias ambientais e ordenamento de infraestrutura urbana nos bairros. Através do PRODIN,   foram implementados diversos outros programas servem de base para conduzir a ideia geral, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, afirma que a ação deve melhorar e preservar as margens do rio com medidas de revegetação, se integrando ao processo realizado pela secretaria, que já atua na limpeza e no recolhimento de resíduos sólidos urbanos em trechos críticos do Rio Passo Fundo.

 

Gostou? Compartilhe