Comunidade se mobiliza para ajudar vítimas dos temporais

Defesa Civil de Passo Fundo recebeu a maior doação de alimentos na sexta-feira: cinco toneladas de farinha de trigo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Antônio de Matos, de 50 anos, carregava duas sacolas plásticas abarrotadas de alimentos pelos corredores do 3º Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo. Tinha certa dificuldade para carregá-los. No começo da tarde de sexta-feira (16), o sapateiro deixou o trabalho de lado para ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. Levou tanto que nem conseguiu carregar tudo. Deixou para trás um caixa de leite, que depois foi levada também para a sala do regimento que recebe donativos. “A gente tem que ajudar as pessoas que perderam tudo. Temos que ser solidários neste momento”, diz Antônio, que promete ajudar com mais alimentos na semana que vem.

Nos últimos quatro dias, o vai e vem de doações virou rotina. “Eu me sinto feliz quando ajudo. Prefiro ajudar as pessoas do que ser ajudado (sic)”, disse o agricultor aposentado Fábio Rodrigues Nunes de 74 anos, que, juntamente com a esposa Zilar Quadros Nunes, 72, encheu o porta-malas da caminhonete com doações.

Mas não foram apenas o sapateiro e o casal de aposentados que se engajaram na causa das vítimas do temporal. A maior doação veio de Sananduva, por iniciativa da Associação dos Cerealistas do Rio Grande do Sul. Por volta das 14h, um caminhão da Brigada Militar chegou ao regimento com cinco toneladas de farinha de trigo. Era tanta coisa que, para descarregar a mercadoria, foi preciso pedir ajuda de 15 voluntários do programa Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“Precisamos ajudar os necessitados neste momento difícil que o Estado passa”, afirmou Dilermando Rostirolla, o presidente da associação. “Buscamos ajudar de uma forma simples. Cada um deu um pouquinho e a gente conseguiu trazer essa quantia. Além disso, nosso objetivo é incentivar outras entidades a doarem também”.

Segundo a Defesa Civil, na próxima semana, todo o material recebido será enviado aos municípios mais afetados pelos temporais.

O que doar

Água

Alimentos em geral

Produtos de higiene pessoal e de limpeza

 O que não doar

Roupas

Onde doar

3º Regimento de Polícia Montada

Endereço: Av. Presidente Vargas nº 1501

Corpo de Bombeiros

Endereço: Rua Independência, 1320 

 

Gostou? Compartilhe