Furacão Patrícia atinge a costa do México

O furacão, de categoria 5 na Escala de Saffir/Simpson, é considerado "extremamente perigoso"

Por
· 1 min de leitura
Furacão Patrícia chega ao México com ventos de 350 quilômetros por horaFuracão Patrícia chega ao México com ventos de 350 quilômetros por hora
Furacão Patrícia chega ao México com ventos de 350 quilômetros por hora
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O olho do furacão Patricia, o mais forte já registrado, atingiu a costa do México, no Oceano Pacífico, anunciaram ontem (23) as autoridades mexicanas.“O olho do furacão já está em terra firma em Emiliano Zapata”, no estado de Jalisco, perto do principal porto de Manzanillo, disse o diretor da Comissão Nacional da Água, Roberto Ramirez.

Segundo o serviço de meteorologia nacional, o centro do furacão, com nove quilômetros de diâmetro, chegou em terra firma por volta das 18h (21h em Brasília). O furacão, de categoria 5 na Escala de Saffir/Simpson, é considerado "extremamente perigoso", com ventos de 350 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de 380 km/h. A sua dimensão inédita levou ao destacamento de mais de 11 mil homens da Marinha e da Polícia Federal nos estados de Jalisco, Colima e Nayarit para apoiar a população vulnerável, estimada em 400 mil pessoas.

Hoje (24), o Patrícia transformou-se hoje (24) em tempestade tropical ao chegar ao México, pelo Oceano Pacífico, anunciou o Centro dos Furacões norte-americano (NHC). Segundo o boletim do NHC, os ventos mais fortes baixaram de intensidade para os 80 quilômetros por hora (km/h) e prevê-se que ainda percam força à medida que entrem no interior do México. 

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, já tinha informado o país de que as primeiras informações davam conta de que os danos seriam menores do que o esperado, apesar das fortes chuvas no Noroeste do país.

Com informações da Agência Brasil

Gostou? Compartilhe