Fim de semana de Enem em Passo Fundo

Mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame no país

Por
· 2 min de leitura
Colegas, Camila e Cindy Laura realizaram a prova neste ano visando uma bolsa de estudo ou financiamentoColegas, Camila e Cindy Laura realizaram a prova neste ano visando uma bolsa de estudo ou financiamento
Colegas, Camila e Cindy Laura realizaram a prova neste ano visando uma bolsa de estudo ou financiamento
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O sábado (24) e o domingo (25) foram de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no campus I da Universidade de Passo Fundo. Os prédios da universidade receberam a maioria dos candidatos que prestaram a prova no município. Lucas André de Oliveira, 20 anos, foi um deles. “Eu fiz Enem em 2014 e achei mais difícil neste ano”, disse. “Eu quero uma bolsa do Prouni para cursar Ciências da Computação aqui na UPF”.

Bolsas do Programa Universidade Para Todos e financiamento para cursos eram os principais objetivos dos candidatos, como Camila Brizola, 20 anos, moradora de Passo Fundo. “Eu estou fazendo o Enem para conseguir uma bolsa de estudos”, disse a estudante que cursa Medicina na Imed. “Tive dificuldade para responder algumas questões porque já estou há algum tempo fora do cursinho, então não consegui lembrar de algumas coisas, mas acho que fui bem”, avaliou a estudante que já havia feito a prova nos últimos quatro anos. A situação de Camila é parecida com a da colega de faculdade Cindy Laura Kutti, de 19 anos, que também quer uma bolsa de estudos ou o ainda um financiamento estudantil. “Não achei difícil. Havia questões que eram bem lógicas e outras que não lembrava devido ao afastamento do cursinho”.

As colegas, que esperavam para realizar a segunda parte do Enem, no domingo, não tinham palpite sobre o tema da redação. Pouco depois do início da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acabou com a dúvida, no perfil da instituição no Twitter:“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Números

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que no sábado o índice de abstenção no primeiro dia de provas do Enem foi de 25,31%, em torno de 1,8 milhão, número menor do que o registrado em 2014. Mais de 7,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame. Mercadante disse que 6.911.938 confirmaram presença, acessando o cartão de confirmação. Não acessaram o cartão 834.498 mil participantes, um padrão semelhante a provas anteriores, segundo o ministro.

Segundo Mercadante, 330 participantes estavam portando equipamentos eletrônicos, se ausentaram antes do horário permitido de saída, utilizaram impressos durante a prova e não atenderam orientações dos fiscais, entre outros motivos. O número de eliminados foi menor do que o registrado em 2014. Os outros 34 eliminados estavam portando objetos inadequados identificados por detectores de metal.

O que caiu nas provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No sábado, os candidatos responderam questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Eles tiveram  quatro horas e 30 minutos para a realização. No segundo dia, domingo, o tema das questões foram Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias foram, com tempo limite para respostas de cinco horas e 30 minutos.

Gostou? Compartilhe