Emoção e muita alegria. Foram esses os sentimentos que estiveram presentes no ginásio da escola Guaracy Barroso Marinho, no bairro José Alexandre Zacchia, na tarde de sábado (24), quando 13 casais tiveram a oportunidade de subir ao alta e dizer “sim” perante amigos e familiares. O Casamento Comunitário, promovido pelo Policiamento Comunitário da Brigada Militar, com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, da Universidade de Passo Fundo e de empresas locais, teve tudo que qualquer outro casamento teria: noivas vestidas de branco com seus buquês, padrinhos, salão decorado, tapete vermelho, fotógrafos, bolo e até banda. O casamento foi celebrada por dois capelães militares, padre e pastor, e o juiz de paz fez a cerimônia civil. Cerca de 300 convidados acompanharam a cerimônia.
Entre os casais, estavam Marisa Adriana Dias e Rudinei de Almeida Leitão. Juntos há 14 anos, os dois tem uma filha de quatro anos e sonhavam com esse momento há muito tempo, mas segundo Marisa, a falta de dinheiro impedia a realização do sonho. A dona de casa descreveu a sensação de poder subir ao altar como emocionante. “Eu ouvi um comentário no bairro e resolvi me inscrever, foi por acaso. E hoje estou aqui, é muito bom, é emocionante. Estou muito feliz”, disse. Algo parecido aconteceu com a vendedora Cristiane da Rosa Granieli que descobriu o projeto quando foi deixar a filha, também de quatro anos na escola. Conversou com o companheiro, Elias Barbosa Velasque, com quem convive há 8 anos, e resolveu se inscrever. “Toda mulher sonha em casar vestida de noiva, então eu acabei descobrindo o projeto e fui atrás. Conversei com meu marido e a gente resolveu se inscrever. Participamos de todas as etapas e agora chegou o grande dia”, lembrou ela minutos antes de a cerimônia começar escondida em uma das salas da escola junto com outras noivas, afinal, dá azar ver a noiva antes do casamento. “É um sonho, eu estou contente, muito feliz, muito ansiosa”, descreveu a vendedora.
Para o coordenador, dos Núcleos de Policiamento Comunitário, tenente Daisson de Andrade da Silva, a cerimônia foi o ponto máximo da ação comunitária. “Hoje foi o grande dia. A celebração com certeza vai marcar a vida deles, deixar um grande exemplo para as famílias, para os filhos, netos e para todos, mostrando que um dia eles disseram sim perante a sociedade, perante a comunidade do seu próprio bairro”, destacou se dizendo emocionado com a ocasião: “Nosso objetivo foi cumprido que foi de valorizar a família e a autoestima dessas pessoas e nós estamos felizes porque a Brigada Militar pode fazer isso”, completou. O tenente acredita ainda que ações como esta são importantes para aproximar a comunidade da Brigada Militar e para mostrar aos moradores que a polícia está aí para servir. “Nós do policiamento comunitário temos que deixar algo de bom para a comunidade e temos certeza que o casamento coletivo é uma das ações que marcará a vida destes casais para sempre”, finalizou.