Cemitérios preparados para receber visitantes

Tempo chuvoso está prejudicando Secretaria de Serviços Gerais e familiares na limpeza dos locais. Obras não são permitidas durante esta semana

Por
· 2 min de leitura
Trégua na chuva ontem (27) possibilitou que familiares realizassem trabalho de limpezaTrégua na chuva ontem (27) possibilitou que familiares realizassem trabalho de limpeza
Trégua na chuva ontem (27) possibilitou que familiares realizassem trabalho de limpeza
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A semana é de preparação nos cemitérios de Passo Fundo para a visitação do Dia de Finados, que ocorre na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro. Além dos reparos e limpezas que são intensificados pela Secretaria de Serviços Gerais, os familiares também aproveitam para limpar túmulos, renovar flores, fazer pinturas. Foi este trabalho que recebeu especial dedicação das irmãs Maria e Elsa que aproveitaram a trégua da chuva nas primeiras horas da tarde de ontem (27) para ir até o cemitério Vera Cruz.
Apesar de visitarem os túmulos a cada 15 ou 20 dias, para elas o momento do Dia de Finados é mais especial: “é muito importante vir até aqui e fazer essa limpeza, ter esse cuidado, porque eles já cuidaram tanto de nós e agora é nossa vez de cuidar do lugar onde eles estão”, comenta dona Maria, que tem vários parentes enterrados no cemitério Vera Cruz, entre eles os pais, avós e um irmão. “Lavamos e colocamos flores novas e aproveitamos para nos desfazer das flores velhas. Deixamos tudo renovado, porque isso é muito especial para nós. Eles nos deixaram muitas saudades”, conta Elsa.
Tal como elas, outros grupos de famílias também aproveitaram a tarde de ontem para o trabalho de limpeza dos túmulos. Uma senhora, dona de casa, que não quis se identificar, conta que cada ano um dos grupos familiares que são sócios no túmulo da família fica responsável pelo trabalho. “Cada um então arruma do jeito que quer e que pode. Mas o importante é que isso é uma forma de homenagear os familiares que estão aqui”, afirma ela.
Estes pequenos reparos e até mesmo a pintura dos túmulos ainda são permitidos até a véspera do Dia de Finados, segundo o secretário municipal adjunto de Serviços Gerais, Nharam Vieira de Carvalho. Já as obras, que incluem troca de pisos, ou construção de paredes, por exemplo, não podem ser feitas neste momento, somente depois do dia 2 de novembro.

Limpeza dos cemitérios

Apesar das chuvas constantes das últimas semanas, que estão atrapalhando os trabalhos, a Secretaria de Serviços Gerais está com suas equipes nos oito cemitérios de Passo Fundo para realizar a limpeza, que são: Vera Cruz, Petrópolis, Jardim da Colina, Santo Antônio, Ribeiros, São João, Roselândia e São Miguel. “Estamos intensificando a limpeza dos cemitérios. Claro que precisam estar limpos durante todo o ano, mas nessa época a limpeza é mais intensa. Estamos preparados para receber os visitantes”, salienta o secretário adjunto.
De acordo com ele, nos cemitérios que não têm banheiros, estão sendo disponibilizados banheiros químicos. Além disso, na entrada de cada cemitério serão colocados sacos de areia “para que as pessoas coloquem nos vasos, para evitar acúmulo de água e, com isso, a proliferação do mosquito da dengue. Estamos disponibilizando ainda os contêineres para receber o material que for descartado dos túmulos pelos familiares, como coroas e vasos velhos. Até poderíamos que cada proprietário de túmulo leve este material até os contêineres, evitando deixar nos corredores. Para que fiquem limpos”, destaca o secretário adjunto.
No cemitério Vera Cruz são esperados cerca de 110 mil visitantes, nos demais, mesmo sendo menores, um grande número de visitantes é esperado nesta data.

Cuidados para quem for fazer a limpeza

As pessoas que farão a limpeza dos túmulos de seus familiares precisam tomar alguns cuidados quando forem até os cemitérios. Conforme Nharam, se for fazer pintura, deve proteger o túmulo ao lado com lona para evitar respingos de tinta. E também, ao utilizar o cemitério, que não pisem em cima dos túmulos, evitando que uma laje desgastada pelo tempo fique sensível e venha a quebrar.

Gostou? Compartilhe