Um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama corresponde a cerca de 25% da ocorrência de novos casos da doença no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) promove diversas ações neste mês, relacionadas à campanha Outubro Rosa. Na tarde de quinta-feira, 29 de outubro, foi realizado o “Encontro pelo amor à vida”, atividade que reuniu professores e funcionários para esclarecerem dúvidas sobre a doença, além de aprenderem sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Quando detectado em fases iniciais, as chances de cura do câncer de mama aumentam significativamente.
A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, ressaltou a importância de saber mais sobre a doença e ter as atitudes necessárias, tanto para prevenir quanto para diagnosticar e tratar o câncer de mama. “Em minha atuação profissional e minha família já acompanhei casos de câncer de mama. As mulheres devem ter uma atenção especial com relação a essa doença, seja para prevenir, diagnosticar ou tratar, considerando que quanto antes iniciar o tratamento maiores as chances de cura”, destacou. O encontro foi realizado no Centro de Eventos.
O câncer de mama foi abordado em diferentes perspectivas durante uma roda de conversa. Participaram a nutricionista Luciana Inês Decarli, a psicóloga da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer Amanda Valério, do professor do curso de Educação Física Nelson João Tagliari e da professora de Fisioterapia Rubia Silva Beltrame, acompanhada dos acadêmicos do estágio em Fisioterapia Dermato Funcional. Mulheres que passaram por tratamento ao câncer de mama também compartilharam suas experiências. O encerramento do evento ficou por conta do Grupo de Musicografia Braile, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O professor Neri Oneide Ribeiro da Silva e os alunos realizaram apresentação musical e discorreram sobre a superação de dificuldades. Os presentes participaram ainda do sorteio de prêmios.
Exposição
No hall do Centro de Eventos foi possível prestigiar exposições da fotógrafa Mariana Capelli Macedo e dos cursos de Artes Visuais e Design Gráfico. A atividade foi promovida pela Seção de Desenvolvimento de Pessoas e Medicina do Trabalho da Divisão de Recursos Humanos com apoio do curso de Medicina e da Agecom.
Alexandra Zini integra a comissão organizadora do Outubro Rosa na UPF e explica que a intenção é difundir informações para que as pessoas se previnam ou que superem a doença. “Pensamos em fazer algo bem informal para que as pessoas se sentissem à vontade para esclarecer dúvidas”, explicou. Além da ação desta quinta-feira, outras iniciativas ocorreram ao longo deste mês de outubro, a fim de informar sobre a doença.
Ônibus rosa
A UPF, a Prefeitura de Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) apoiam a iniciativa da Coleurb para chamar atenção para o Outubro Rosa por meio da circulação de ônibus adesivados na cor da campanha. Os ônibus com a cor rosa estão circulando nas linhas Vera Cruz/São Cristóvão e Jerônimo Coelho/UPF.
(Foto: Gelsoli Casagrande/Divulgação)
Participantes esclareceram dúvidas em roda de conversa