A Fundação Beneficente Lucas Araújo mantém diversas parcerias com entidades e instituições, visando oferecer atividades diversificadas aos atendidos. Um desses trabalhos conjuntos é feito com a Escola de Odontologia da Imed. Nesta semana os alunos da disciplina de Ciências Sociais em Saúde, acompanhados pela professora Vanessa Sebben, visitaram a Instituição de Longa Permanência (ILPI) São José e João XXIII. Com ação especial, os alunos trocaram experiências e vivências com os idosos.
De acordo com Vanessa, o objetivo foi realizar uma atividade social, fora do costume e da rotina dos acadêmicos, levando-os em um local onde a maioria, senão todos, não conheciam. Com o encontro, foi possível proporcionar momentos de alegria, risadas, conversas, satisfação para todos, idosos e alunos.
Vanessa ressalta que os alunos incorporaram papéis como de violeiros, manicures, cabeleireiros, mas, principalmente o papel de ouvintes. “Os idosos têm muito a ensinar sobre suas vivências, experiências. Com certeza trabalhar a disciplina de forma prática, vivenciando a realidade do envelhecimento, faz os alunos refletirem sobre seus papéis em sociedade, engrandece os mesmos como seres humanos”, destacou.
Para a coordenadora da ILPI, irmã Carmela Casanova, a vinda dos alunos e o contato com os idosos é fundamental para a manutenção dos trabalhos realizados no dia a dia. “Eles interagem, contam experiências e sentem-se ainda mais cuidados e amados”, pontuou.