Representantes da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo participaram do II Seminário sobre Educação, Espiritualidade e Cultura do Bem Viver nos dias 27, 28 e 29 de outubro, promovido pelo Itepa Faculdades, Ifibe e UPF. O seminário contou com várias entidades parceira, como a Cáritas Arquidiocesana, Arquidiocese de Passo Fundo, Pastoral da Juventude, entre outras.
A atividade foi marcada por momentos de reflexões a partir de três grandes eixos temáticos,como: Trabalho, Juventude e Cultura de bem viver, Trabalho, desigualdade e alternativas de vida,Trabalho, saúde e sofrimentos humano, comunicações, rodas de conversa, vídeos e apresentaçõesculturais e artísticas.
Toda a reflexão realizada nos três dias, contou com a assessoria de Carlos Brandão, Euclides Mance, Léo Konzen, Hélio Possamai, Carmem Teixeira, Paula Cervelin e Ir. Lurdes Dill. O eixo temático “Trabalho, desigualdade e alternativas de vida”, refletiu prioritariamente a Economia Popular Solidária na Região. Para isso, Ir. Lurdes Dill, da Cáritas Arquidiocesana de Santa Maria e coordenadora geral da Feira Internacional de EPS, proclama que “a Economia Solidária é alternativa de uma economia de inclusão social, onde as pessoas podem ser gestoras de seus empreendimentos,gerando sustentabilidade às comunidades. Porém muitos desafios nos cercam, pois o capitalismo nos bombardeia diariamente. Para combater precisamos de muita formação, luta coletiva e enfrentamento do sistema. Um outro mundo é possível e outra economia já acontece”, salienta Ir. Lurdes Dill.
Um dos destaques do II Seminário do Bem Viver foi a presença da agricultura familiar,através da Feira Ecológica, proporcionando aos participantes conhecimentos e alimentos produzidos de forma saudável.