Na próxima semana, as escolas municipais de Educação Infantil Menino Deus/Professor Bandana e José Antônio Falcão realizarão um dia de formação conjunta para tratar temas relevantes para os educadores e crianças. O encontro será na EMEI Professor Bandana.
Neste mês, duas questões são lembradas: o Novembro Azul e a Consciência Negra. Desta forma, num primeiro momento serão abordadas atividades que tratam da falta de informação e preconceito quanto ao câncer de próstata e a importância da saúde do homem. Orientações básicas e a distribuição de um laço azul, símbolo da campanha, também fazem parte da discussão.
Posteriormente, a professora mestre Ana Maria da Rosa Prates trará informações e experiências que vivenciou ao longo de sua carreira de luta como integrante da Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN-RS), acerca das demandas da consciência negra e da aplicabilidade das leias 10.639/03 e 11.645/08, com ênfase na Educação da Relação Étnico-racial no currículo escolar.
As equipes diretivas acreditam que "a questão racial e o próprio preconceito se perdem cada vez que uma ação como esta é realizada". Assim, é possível aproximar das escolas uma formação de igualdade e respeito com as particularidades do todo.