A obra de Florencia Ferrari, Palavra Cigana: seis contos nômades, é o Livro do Mês. O debate sobre o livro será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, em Passo Fundo, com a presença da autora. No dia 17, a partir das 19h30, o auditório do Centro de Ensino em Tecnologia (CET), Campus co da Universidade de Passo Fundo (UPF), recebe o público acadêmico. No dia 18, às 9h, no Teatro do SESC, o debate é destinado aos alunos e professores da rede municipal de ensino. No último dia, 19 de novembro, o Teatro do SESC recebe novamente, às 9h, estudantes e professores da rede estadual e particular de ensino. Os seminários do projeto são gratuitos e toda a comunidade está convidada a participar.
Com ilustração de Stephan Doitschinoff, a obra da antropóloga Florencia Ferrari traz seis contos da tradição oral de comunidades ciganas de diferentes países. As histórias abordam temas como enganação e sedução, esperteza e bom humor, prodígios e assombros. O livro já recebeu o Prêmio FNLIJ na categoria Melhor livro reconto e 48º Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria Melhor ilustração de livro infantil ou juvenil [2º lugar]
Sinopse
O mundo não seria o mesmo sem os ciganos. Presentes em quase todos os países, eles marcam as mais diversas culturas com sua dança, música, costumes e tradições, herdados de geração para geração. Neste livro, a antropóloga Florencia Ferrari apresenta seis contos recolhidos na tradição oral de comunidades ciganas de diferentes países. São histórias de enganação e sedução, esperteza e bom humor, prodígios e assombros, que apresentam os principais traços da vida cigana, numa costura literária que recusa os estereótipos e clichês. Stephan Doitschinoff utilizou recortes de tecidos, mapas, dinheiro, fotografias, para compor o cenário andante e aventureiro dos ciganos.