Em debate a perspectiva de produção de etanol

UPF, Emater e Embrapa desenvolverão estudos para viabilizar a nova atividade na região

Por
· 1 min de leitura
Representantes de entidades foram recebidos no gabinete do reitorRepresentantes de entidades foram recebidos no gabinete do reitor
Representantes de entidades foram recebidos no gabinete do reitor
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nas últimas décadas, as fontes renováveis de combustíveis de base biológica, em especial o etanol, têm sido consideradas como alternativa à matriz energética convencional. A demanda atual pelo aumento da produção de etanol, aliada à disponibilidade de matérias primas, são assuntos de interesse da comunidade para que este setor colabore com o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul. Pensando nisso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza o “Seminário Perspectivas de Produção de Etanol na Região Norte do RS”. O evento acontece no dia 03 de dezembro, no Centro de Eventos da UPF.

 
Para debater os temas relativos ao Seminário, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, recebeu representantes das entidades parceiras que são apoiadores na organização do seminário. Estiveram presentes representantes da Embrapa, Emater, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Sicredi e BRDE. Na oportunidade, questões relacionadas à culturas e à produção de etanol foram abordadas.
 
Produção de etanol
Conforme o reitor da UPF, foi identificada uma possibilidade de protagonismo da região na produção de etanol a partir de vários produtos cultivados regionalmente. Segundo ele, seria uma opção ao produtor rural para produzir a matéria prima, que seria processada em uma usina de etanol. “Estaremos criando a possibilidade de agregar valor ao produto in natura, que pode ser consumido, exportado ou ser transformado em biocombustível”, comenta.
 
Na opinião do reitor, essa é uma proposta importante que visa, em suma, o desenvolvimento do Rio Grade do Sul. “É neste sentido que a UPF, junto com a Emater e Embrapa, que são entidades de pesquisa, está desenvolvendo estudos para buscar essa viabilidade. O seminário trará pesquisadores que irão compartilhar essas percepções e, de acordo com as características da região, mostrar aquilo que é possível formar no Estado”, destaca, enfatizando que o governo do Estado tem incentivado a instalação de usinas de etanol como uma proposta para alavancar o desenvolvimento. “A região norte não pode ficar fora desse circuito”, ressalta o reitor.

Gostou? Compartilhe