Famílias aguardam regularização de lotes

O município tem 52 áreas públicas ocupadas e 6 mil famílias que ainda residem irregularmente

Por
· 1 min de leitura
Morador espera título definitivo para poder construir uma casa novaMorador espera título definitivo para poder construir uma casa nova
Morador espera título definitivo para poder construir uma casa nova
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O sonho de ter o título de sua terra tem levado mais tempo do que as pessoas esperam, mas o caminho é cumprir todos os passos burocráticos necessários. A Prefeitura de Passo Fundo entregou nos últimos três anos, segundo o Secretário de habitação João Campos, 120 títulos definitivos, através do programa More Legal para ocupantes de áreas verdes do município, mas existem mil processos abertos solicitando o documento.

Atualmente há 52 áreas públicas ocupadas, o que soma em torno de 6 mil famílias que ainda residem irregularmente. Para o Secretário são cerca de 3 mil lotes passiveis de regularizar, já que temos áreas com questões judiciais pendentes.

O processo não é simples, pois regularização fundiária é apenas para áreas públicas e desta forma além de abrir o processo com toda a documentação o morador deverá aguardar a medição da área, laudo topográfico, lei aprovada na Câmara de Vereadores e depois aprovação e registro no Cartório de imóveis. Segundo João Campos este processo burocrático leva em torno de dois anos, mas hoje além dos títulos entregues a Prefeitura tem mais 200 processos adiantados para a entrega dos documentos para as famílias. Jorge Passos, morador da Xangrilá, pai de uma menina de oitos anos espera o titulo definitivo para poder financiar a construção de sua casa. “Moramos em uma casa de madeira e estamos com vários problemas, pois grande parte está podre e caindo, mas para financiar na Caixa Econômica Federal me disseram que eu tenho que ter este documento da Prefeitura”, desabafou o morador.

Os interessados devem protocolar o pedido de titulo definitivo junto ao protocolo da Prefeitura com os seguintes documentos: cópia do CPF e RG, comprovante de residência, certidão de casamento ou de nascimento se for solteiro e se houver cópia do contrato de compra e venda do lote. Mais informação sobre o programa more legal, na secretaria de habitação, na Avenida Brasil em frente ao CAIS Petrópolis ou pelo fone 3313-4009.

 

Gostou? Compartilhe