A chuva que atingiu grande parte das regiões do estado na segunda-feira (16) vai continuar determinando o comportamento do clima até quinta-feira (19). O sol somente vai voltar a predominar a partir de sexta-feira (20). De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Rio Grande do Sul (CemetRS) a previsão continua sendo de ocorrência de fortes instabilidades pelo estado durante esta quarta-feira (18). Conforme o Centro, o dia deve começar com sol em algumas regiões. Os mapas meteorológicos ainda indicam o surgimento de nuvens carregadas que podem provocar fortes instabilidades distribuídas irregularmente pelo Rio Grande do Sul.
Para a quinta-feira (19) a previsão do CemetRS segue com condições de temporais. Um centro de baixa pressão deverá cruzar o estado de Noroeste para o Leste. Este sistema deverá provocar grandes volumes de chuva. Em algumas localidades os volumes esperados podem atingir a média esperada para todo mês em apenas 24 horas. O sol até chega aparecer em alguns momentos. O ar segue abafado e as temperas máximas se aproximam dos 30ºC, na faixa Central.
O tempo seco começa a predominar no estado somente a partir de sexta-feira (20). As condições de chuva diminuem em grande parte do estado com a presença do ar mais seco. Somente no Litoral Norte, Serra do Nordeste e regiões próximas é que pode ocorrer alguma instabilidade localizada. Nas demais regiões a massa de ar frio e seco diminui as temperaturas e o sol aparece. As temperaturas máximas ficam amenas, na casa dos 24ºC.
No sábado (21) predomina o tempo seco. Uma massa de ar seco volta tomar conta do estado em sua maior parte. Somente no Litoral e Norte que pode haver uma maior nebulosidade e uma garoa, mas o sol não deixa de aparecer. As temperaturas continuam agradáveis, com um pouco de frio no amanhecer e atingindo os 24°C na tarde no Oeste.
El Niño trará verão chuvoso ao Estado
O evento El Niño observado este ano trará chuvas para este fim de primavera e início de verão no Rio Grande do Sul. A conclusão é do último boletim trimestral divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
O prognóstico para os próximos três meses é de precipitação acima do padrão, principalmente no Norte, Oeste e Sudoeste do estado. Apesar de a primavera no Rio Grande do Sul ter grandes amplitudes térmicas, com o aumento na precipitação, essa amplitude deverá ser menor em novembro, dezembro e janeiro.
O documento, além de apresentar as previsões de precipitação e temperatura para os próximos três meses, também relaciona uma série de orientações para os agricultores de diversas culturas adotarem no período. Todas as indicações são baseadas nos dados obtidos pelas instituições relacionadas à agricultura e meteorologia no Estado, como a Fepagro, a Emater/RS-Ascar e o Irga.