A Rede Municipal de ensino recebeu 1.063 inscrições de crianças para o 1º ano do Ensino Fundamental. As escolas com maior intenção de matrícula foram: Notre Dame (8,9%), Daniel Dipp (6,8%), Senador Pasqualini (5,3%), Cohab Secchi (5,2%), Zeferino Demetrio Costi (5,1%) e Wolmar Salton (4,9%). O Bairro Vera Cruz é a região com maior número de inscritos, com 9% do total.
De acordo com a Secretaria de Educação, 875 alunos (82,2%) cursaram algum ano da Educação Infantil, enquanto 191 alunos (17,8%) não o fizeram. Os índices apontam um dado importante para o município. Segundo o secretário de Educação, Edemilson Brandão, os dados mostram que a Educação Infantil cumpre seu papel e, em segundo lugar, é possível projetar melhor o futuro, com a possibilidade de desenvolver ações para que os alunos da Educação Infantil entrem automaticamente para o primeiro ano.
Dos mais de mil novos alunos do Ensino Fundamental, 26 crianças têm necessidades especiais, segundo seus responsáveis, sendo 7 alto habilidosas, 2 deficientes físicas, 4 deficientes intelectuais, 1 autista, 4 deficientes múltiplas 6 deficientes visuais e 2 crianças com transtorno global do desenvolvimento.
de acordo com Brandão, o município presta todo o atendimento necessário para garantir o ensino e acolhimento das crianças. “Já tranquilizamos os pais e garantimos a preferência para essas crianças. Ainda, os alunos contarão com a disposição monitores”, disse o secretário, que também ressalta a importância de todos os pais conhecerem a escola de seu filho, devido ao 1º ano se tratar de uma transição tanto para a criança quanto para a família.
Processo de matrícula
A Secretaria de Educação está em processo de definição das escolas em que cada aluno será matriculado, seguindo critérios do Edital SME nº 1/2015, como ordem de inscrição e zoneamento. O resultado será divulgado no formato de uma lista no dia 5 de dezembro e os pais terão um prazo de 10 dias após isso para recursos. Em seguida, a Central de Municipal de Matrículas iniciará o processo de matrícula desses alunos no sistema online das escolas, sem a necessidade da presença dos pais.
Somente em 2016, a partir do dia 15 de fevereiro, os pais deverão se dirigir às escolas designadas, levando os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, carteira de identidade ou CPF dos responsáveis, comprovante de residência (preferencialmente no nome dos responsáveis legais pelo aluno), carteira de vacinação, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade e foto 3x4 do aluno.
Inscrições atrasadas
Se os pais perderem o prazo de inscrições online, poderão realizar a inscrição após o prazo na Central Municipal de Matrículas, localizada na Avenida Rui Barbosa, 103, Vila Petrópolis, junto à Faculdade Ideau.
Rematrículas e transferências
Para os alunos já matriculados na rede, que vão cursar do 2º ao 8º ano do Ensino Fundamental em 2016, é necessária a rematrícula na própria escola, entre os dias 01º e 30 de novembro, conforme organização de cada unidade escolar. Já as transferências serão realizadas na Central Municipal de Matrículas, conforme zoneamento e vagas disponíveis.