Os mais de 50 trabalhadores que realizam reciclagem e participam de cooperativas, começaram a receber equipamentos de proteção individual (EPIs) durante suas atividades, de coleta, seleção e comercialização de materiais recicláveis. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, na companhia do secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, e membros da Projeto TransformAção, realizou a entrega dos EPIs na Cooperativa Amigos do Meio Ambiente seu pavilhão na Vila Popular (COAMA).
“O trabalho que realizado é importante para cidade e também uma forma de gerar rendas para dezenas de famílias. Por isso, é necessário cuidados de proteção com o material a ser recolhido e reciclado”, frisou Luciano. Os equipamentos, adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo e repassados ao Projeto TransformAção, foram entregues inicialmente aos 12 cooperados da COAMA. Os trabalhadores receberam dois pares de luvas para material leve/pesado, máscara, par de botas, capa de chuva, protetor auricular e óculos.
Para a trabalhadora Maria Elisabeth, é uma ação importante de cuidado e respeito pelo trabalho que realizam. “Daqui que tiro o sustento para minha família, tenho que estar protegida. Muito material não vem separado e posso me ferir, assim fico mais tranquila e protegida”, disse a sorridente Maria ao receber seu kit de proteção.
O secretário Rubens destaca que o equipamento garante, além da proteção, a qualidade do trabalho. “Protegidos, o serviço realizado rende e ganha em agilidade, aumentando a receita dos recicladores com um número maior de reciclagem”.
O Projeto TransformAção trabalha em parceria com mais de 50 recicladores em quatro cooperativas: Recibela, Arevi, Cootraempo e COAMA. O projeto presta assessoria em áreas como organização produtiva, autogestão, organização interna, relação com sociedade e poder público.