Mais de mil cartinhas com pedidos de presentes de Natal aguardam um padrinho na agência central dos Correios. A campanha, que no ano passado atendeu 750 crianças só em Passo Fundo, tem início hoje (24) e vai até o dia 12 de dezembro. Ao todo, são 1330 cartas, escritas por alunos de cinco escolas: as municipais São Luiz Gonzaga, Irmã Maria Catarina, Etelvina Rocha Duro e Santo Antônio e a escola estadual Mauricio Sirotsky Sobrinho. De acordo com o gerente dos Correios de Passo Fundo, Luis Carlos Bortoncello, os pedidos são dos estudantes até o 5º ano. A agência que receberá os presentes fica localizada na Rua Morom, 1777, Centro e funciona das 9h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 3311-6779.
A campanha
Realizada há de 26 anos, a campanha Papai Noel dos Correios é desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais dos Correios. Ela tem por objetivo principal atender aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade. Desde 2010, a atividade contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. No Natal do ano passado, em todo o Brasil, um balanço da Campanha Papai Noel dos Correios 2014 aponta que 535.068 cartinhas foram adotadas por padrinhos, o equivalente a 82,76% das 646.501 correspondências recebidas. Em 2013, das 648.713 cartinhas disponibilizadas para adoção, 504.510 foram adotadas (78,27%).
Como participar
- Vá até a agência localizada na Rua Morom, 1777, Centro;
- Escolha uma ou mais cartas que irá adotar;
- No ato da retirada da carta, deverão ser informados nome e telefone de contato;
- Entregue os presentes no local e na data definidos pelos Correios na sua localidade;
- Os presentes deverão corresponder aos pedidos formulados nas cartas;
- Não há limite de cartas por padrinho, mas lembre-se de que você é responsável pelas cartas que pegar para adotar. Uma desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho;
- Caso o brinquedo seja frágil: acondicione-o de forma adequada, utilizando caixa e escreva “Frágil” no pacote;
- Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas;
- Escreva o número de identificação da carta na embalagem do presente. Os presentes deverão ser numerados com a mesma numeração da carta, pois é este número que identificará o endereço da cartinha adotada;
- Lembre-se de entregar os presentes até o dia 12 de dezembro, data final de recebimento pela agência.
Cuidado para não ser enganado
Os Correios não são responsáveis por pedidos de presentes em nome da campanha Papai Noel dos Correios entregues em residências ou deixados em caixas de correspondência. A campanha não solicita presentes diretamente à população, seja por meio de carta, e-mail, telefone ou visita. Da mesma forma, os Correios não deixam cartas para adoção em residências. As cartas recebidas pelos Correios são disponibilizadas para adoção em suas unidades administrativas ou em outras unidades especificamente criadas pelos Correios para esse fim.