Dia de valorizar o doador de sangue

Mais de 50 doadores compareceram no Hemopasso no Dia do Doador de Sangue. Apesar do movimento significativo ontem, os últimos meses registraram queda nas doações

Por
· 2 min de leitura
Hemopasso funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 13h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h às 11hHemopasso funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 13h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h às 11h
Hemopasso funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 13h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h às 11h
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é uma forma de homenagear o gesto solidário que salva vidas. O Hemopasso recebeu os mais de 50 doadores que compareceram na quarta-feira de uma forma especial. Apesar do movimento ter sido significativo nesta data, o número de doações diárias nos últimos meses preocupa. O Hemopasso abastece 44 hospitais na área de sua abrangência, que é de 139 municípios da região.

O movimento de doadores no Hemopasso no dia de ontem foi comemorado. “Vieram doadores de Carazinho e de Espumoso de associações que sempre nos apoiam. O dia 25 de novembro é um dia festivo, onde temos a oportunidade de agradecer todo o voluntariado que nos auxiliam ao longo do ano. Sem nossos doadores não conseguiríamos atender a demanda da nossa região, dos nossos hospitais e dos pacientes que fazem uso da transfusão de sangue. Eles são fundamentais para o nosso trabalho”, destacou a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso, Alexandra Mazzoca.

O Dia do Doador foi dia de agradecer e de desejar que mais pessoas realizem este gesto solidário. “Hoje temos a recepção lotada e é o que gostaríamos de ver todos os dias. Esperamos que a população se comova e venha doar”, ressaltou Alexandra.

A agricultura Lisania Amaral da Luz, de 36 anos, moradora de Espumoso, doou sangue pela primeira vez e, a partir de agora, pretende ser uma doadora permanente. “É muito bom ajudar os outros. Pretendo retornar outras vezes e incentivar outras pessoas a doar”, declarou a doadora.

O número de doações nos últimos meses diminuiu significativamente. No mês de outubro, por exemplo, foram registradas apenas 700 doações, sendo que o normal seria 1,2 mil. A redução preocupa porque a demanda costuma aumentar no final do ano. “As doações caíram para 20 a 24 doações diárias. O ideal seria de 70 doações diárias. Acreditamos que esta queda seja devido ao período de chuva dos últimos meses, mas esta redução preocupa porque logo vem o período de final de ano, festas e férias”, enfatizou  a coordenadora de captação de doadores do Hemopasso.

No dia 23 de novembro, o governo do Estado concedeu uma certificação em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue. O voluntário Marcos Antonio Vedoy e o Grupo de Doadores Amigos de Sangue receberam a premiação representando todos os doadores, empresas e grupos de doadores do Hemocentro Regional de Passo Fundo.

O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h às 13h30, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados das 7h às 11h. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (54) 3311-5555.

Para doar é necessário:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 17 anos - mediante autorização dos pais ou responsáveis - ou, acima disso, ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias;

- Portar documento de identidade com foto;

- Ter peso igual ou superior a 50kg;

- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não estar grávida, nem amamentando;

- Não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue.

- Não fazer uso de drogas injetáveis;

- Não ter contraído Sífilis, Hepatite, Doença de Chagas ou AIDS.

Gostou? Compartilhe