O governador do Estado, José Ivo Sartori, participou da abertura da 11ª Expoacisa, na sexta-feira à noite, no Bourbon Shopping, e disse no seu discurso que ao participar da feira está prestigiando o setor produtivo do município. Em resposta às críticas que vem recebendo dos empresários, disse que não foi fácil tomar a decisão de aumentar o ICMS, mas que não havia outra alternativa para equilibrar as contas do governo. Mais tarde, em entrevista rápida à imprensa, disse que há movimentos positivos em todas as regiões do Estado e que se cada um fizer a sua parte será possível mudar essa realidade. Sartori disse que é preciso ter calma e paciência, vontade e disposição para construir um futuro melhor. O governador deixou a Expoacisa e se dirigiu a outro evento, realizado pela Fetransul, Federação dos Transportadores do Estado, na Casa do Bosque.
O prefeito Luciano Azevedo enalteceu o fato de um governador do Estado participar, pela primeira vez, de uma abertura da Expoacisa. Elogiou a coragem de Sartori que tem demonstrado, neste menos de um ano de governo, a consideração e ligação afetiva com passo Fundo e que já esteve aqui, em menos de um ano, cinco vezes. “Cabe aqui agradecer o senhor, mesmo em tempos de dificuldades, com problemas que se repetem e se acumulam o senhor tem demonstrado preocupação inédita com municípios do Interior, especialmente com nossa região. Quero desejar que seja bem-vindo”, disse o prefeito. Luciano também destacou que os empresários que decidiram apostar na Expoacisa são corajosos e estão olhando para frente para enfrentar as dificuldades. Também participaram da abertura o presidente da Câmara, Márcio Patussi, e o deputado estadual Juliano Roso.
O presidente da Acisa, Marco Mattos, está otimista e acredita que a crise tem proporcionado mudanças positivas. “Na rodada de negócio tivemos 150 empresas participando ativamente, isso representa uma boa perspectiva de negócio. Os empresários estão muito entusiasmados. Sobre a crise, eu diria que essa palavra serve de motivação para criar oportunidades e é isso que está sendo realizado aqui na Expoacisa. Estamos vendo os empresários se movimentando e modificando suas matrizes de negócios, exatamente para enfrentar esse momento difícil”, relata Mattos. O presidente também fala das mudanças que ocorreram e das novidades da 11ª Expoacisa, e que esse ano é o ano da confiança. “A palavra dessa feira é confiança. Ela está sendo prestigiada a partir do momento em que os empresários acreditam no seu potencial, nesse clima de união. Assim, surgem diversas mudanças nesse ano. A Feira deste ano criou alguns eventos para fixar as bandeiras comuns da região. Na sexta-feira, jovens estudantes puderam visitar os 120 estandes e conhecer de perto as potencialidades do município. A expectativa da Acisa é um público de 30 a 35 mil visitantes nos três dias do evento.
Estandes
Instituições como o Hospital da Cidade realizam nesses três dias orientações e esclarecimentos a respeito dos serviços oferecidos pelo Hospital, quem visitar o estande do HC também poderá realizar um teste que aponta o nível de sujidade presente nas mãos. A Emater também está na feira prestando esclarecimento institucional e leva para a feira uma mostra fotográfica e agroindústrias familiares e artesanato para exposição e comercialização.
Programação:
28/11- Sábado
Visitação das 10h às 22h
10h: Visita oficial das autoridades aos estandes
18h30min: Desfile de Modas, em parceria com a UPF
29/11 - Domingo
Visitação das 10h às 21h