A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, realiza a construção do Plano Municipal de Cultura com a participação da comunidade. Para isso, reuniões setoriais de diferentes áreas abrem diálogo para elaborar um plano plural.
No dia 09 de dezembro, serão realizadas as setoriais do Sistema S - Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) -, a partir das 15h, e de Literatura, às 17h. Ambas reuniões serão na Academia Passo Fundense de Letras.
Como funciona
Através das setoriais, está sendo elaborado o diagnóstico e as metas para avançar em todos os segmentos culturais do município. Cada área conta com duas setoriais, uma para o primeiro contato e discussões gerais e outra para validar as diretrizes e indicar membros do segmento ao Conselho Municipal de Cultura.
Após finalizar as duas setoriais de todas as áreas - como Teatro; Música; Artesanato; Artes Visuais; Produtores Culturais; Cultura Popular; Patrimônio Material, Imaterial, Arquitetura e Urbanismo; Dança; Livro, Leitura e Literatura; entre outras - o texto final do Plano Municipal de Cultura será disponibilizado para a população.
A ideia é compartilhar o documento pela internet e contar com um espaço de sugestões, onde cada cidadão poderá fazer sua contribuição. Em 2016, haverá a conferência para validação do plano e demais trâmites legais.
O objetivo do Plano Municipal de Cultura é traçar políticas públicas de cultura do município para os próximos 10 anos.
Plano Municipal de Cultura
· 1 min de leitura