“Ações fluindo para a conservação de nossas águas”. O novo slogan do Comitê Rio Passo Fundo, apresentado, junto com a nova identidade visual, na manhã de quinta-feira, 10, durante o 1º Seminário Ambiental Berço das Águas, promovido pela Emater, em parceria com o Comitê e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, retrata bem a proposta da entidade que concentra esforços não apenas na gestão dos recursos hídricos, mas, principalmente, na educação ambiental e sensibilização da população para a preservação e conservação da água da Bacia Hidrográfica.
Produzida pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da Agência de Comunicação da Universidade de Passo Fundo, entidade mantenedora do Comitê, a nova identidade visual comunica melhor com o público alvo das ações da entidade. “Uma das nossas dificuldades é que a antiga logo já era bastante defasada e não dizia muita coisa sobre o Comitê. Sentíamos que o público não nos identificava e que havia certa distância entre o nosso trabalho e o que a logo dizia”, explica Claudir Luiz Alves, presidente do Comitê. Diante da dificuldade, a entidade procurou a Universidade que propôs a mudança.
Mais moderna, clean e representativa, a nova identidade foi construída pelo professor de Design Gráfico Luis Hoffman e atende às necessidades do Comitê e colabora com as constantes transformações da entidade diante de um cenário que, a cada momento, exige novos esforços na construção de uma sensibilização coletiva.
Entenda:
Formas
Curvas: representam o curso da água e os diferentes caminhos e cores do rio.
Cores: representam a coloração, e as diferentes águas e regiões, margens (terra e vegetação).
Círculo: representa o olhar do Comitê sobre o rio e suas margens, solo, vegetação e natureza.
Tipografia
Comitê: azul mais claro, representando o leito do rio.
Rio: azul, representando as diferentes águas.
Passo Fundo: verde, representando a região aonde atua o comitê.