Entre as Melhores Empresas para Trabalhar

Imed é novamente destacada e a premiação acontece na próxima semana, em Porto Alegre

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma empresa não evolui se não for pelo esforço das pessoas. Preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, a Imed está constantemente buscando práticas e ações que promovam a qualidade de vida de seus funcionários. O resultado disso é a inserção da Imed, por mais um ano consecutivo, no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa da Revista Amanhã e do Instituto Great Place to Work (GPTW), neste ano ocupando a 15ª colocação.

Em 2015 a pesquisa chegou a sua 5ª edição em solo gaúcho, com a participação de 89 empresas, em um total de mais de 64 mil pessoas consultadas. O ranking é dividido em duas categorias: “Grandes Empresas”, que congrega as companhias com mais de mil funcionários e “Médias Empresas”, que abrange aquelas que têm entre 50 e 999 empregados, na qual a Imed está inserida.

A Coordenador do Departamento de Gestão de Pessoas da Imed, Elaine Taufer destaca a importância de participar da pesquisa para ter dados que permitam a realização de melhorias contínuas que sejam demandadas pelos colaboradores. “Desde a primeira conquista soubemos que deveríamos fazer a “lição de casa”. A pesquisa em si não é o fim, mas um meio para identificarmos oportunidades de melhorias contínuas no nosso ambiente e nas condições de trabalho, e o mais importante: nunca trabalhamos com a intenção de conquistar o prêmio. Atuamos com base no que pensamos que realmente deve ser feito na Imed, é preciso olhar para si e refletir o que precisa ser feito para melhorar o clima. Este reconhecimento traduz o trabalho de todos os nossos líderes, o comprometimento e engajamento de todos os nossos profissionais em construir um bom ambiente de trabalho”, explica.

A pesquisa
O estudo identifica as 40 companhias que oferecem os ambientes de trabalho mais atrativos do Estado com base no nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 52 países e se orientam pelos questionários respondidos pelos próprios colaboradores de cada empresa. O resultado permite entender como funciona a rotina dentro das organizações e seu modelo de gerenciamento em recursos humanos.

O processo é composto por dois questionários – um para os funcionários e outro para os gestores da empresa ou do departamento de recursos humanos. Os empregados também respondem a duas questões dissertativas sobre como a companhia trata as pessoas. Todas as perguntas abordam as nove dimensões culturais que o GPTW considera indispensáveis em um bom local de trabalho: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar.

Premiação
A premiação acontece no dia 17 de dezembro, às 19h no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.



 

Gostou? Compartilhe