O IPTU é uma das principais receitas do município, representando cerca de 30% das receitas locais. Para os contribuintes que optarem pela quitação do imposto em cota única, o desconto pode chegar a 20%, com pagamento até o dia 04 de janeiro de 2016. Os 20% de desconto são compostos por: 10% pela antecipação, 5% para o contribuinte que não apresentar débitos com o município até outubro de 2015 e 5% de desconto adicional para os estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de serviços. Ainda, haverá oportunidade de pagamento com desconto de até 7% para quitação em 12 de fevereiro de 2016. Os carnês emitidos já contêm as guias para todas as opções de pagamento: parcela única 1, parcela única 2 e parcelamento em oito vezes. Até o vencimento, o pagamento pode ser realizado em qualquer banco.
Opções disponíveis para emissão do IPTU 2016
A guia para pagamento do imposto pode ser obtidos pela internet, através do site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br), no link IPTU 2016, sendo uma das facilidades disponíveis. Os carnês também já começaram a ser distribuídos via correio aos contribuintes.
Segundo a Secretaria de Finanças, os endereços para as entregas são aqueles cadastrados junto ao município, por isso, em caso de não receber o carnê pelo correio o contribuinte pode realizar a impressão via internet ou ir até os postos de atendimento. Mesmo com todas opções disponíveis, o secretário de Finanças, Gilberto Bedin, destaca que é muito importante que os contribuintes atualizem seu endereço no cadastro do município nos postos de atendimento, tendo em mãos o número da inscrição do imóvel.
O postos estão localizados na Prefeitura de Passo Fundo, na Rua Dr. João Freitas, 75 - das 8h às 18h30min, e na Rua General Canabarro, 779 ? das 13h30min às 18h30min.
Pagamento parcelado
O IPTU poderá ser pago em até oito parcelas mensais, com vencimento da primeira parcela em 15 de março de 2016.
Retorno para a comunidade
A arrecadação é destinada para as áreas de Educação (35%) e Saúde (15%), além de 1% para o Pasep e 49% para manutenção das atividades e investimentos nos diversos programas de governo.