O ambulatório Adolfo Groth completa 20 anos de funcionamento, no próximo dia 13. Neste período já teve três endereços. Primeiro prédio construído por mutirão, segundo espaço junto à escola municipal e agora em imóvel na divisa do Loteamento Professor Schisler e Parque do Sol.
Neste novo espaço bem maior que os dois anteriores a equipe cresceu e três médicos atendem a população de cinco comunidades, mas agentes de saúde, técnicos de enfermagem, dentista e enfermeiro. O PSF conta com tele agendamento e se encaminha para o prontuário eletrônico e CADweb para facilitar a atualização dos cartões SUS.
O Secretário de saúde Luiz Arthur Rosa Filho destaca que esta unidade estava em prédio com alagamentos, sem acessibilidade e que não comportava todas as atividades da unidade. O novo prédio proporcionou a ampliação do atendimento e qualificação do serviço e o secretário anuncia que o projeto do prédio próprio esta sendo preparado pela Secretaria de planejamento da Prefeitura.
A unidade atende hoje seis comunidades e uma população de 8 mil pessoas e para o prédio próprio foram desapropriados dois terrenos na Avenida principal do bairro. Luiz Arthur informa que a farmácia fica naquele local uma vez por mês e destaca que o espaço atual proporcionou organizar ainda grupos de diabéticos, hipertensos e de terceira idade.
O PSF atende 420 consultas médicas por mês e de toda rede é uma das dez unidades a ter a sala de vacinas completa. O tele agendamento foi aprovado pela comunidade que não fica em filas e agenda na hora sua consulta com especialista. Já foram agendadas 500 consultas com o sistema de tele-agendamento e a equipe aplica 160 vacinas no mês. Eloir Rodrigues elogia as novas instalações e também o tele-agendamento. “Agora temos médico, dentista, vacina, agendamos nossas consultas e ainda medicamentos na farmácia móvel” diz o morador da Xangrilá que foi um dos voluntários no mutirão de construção do PSF em 1995.
PSF Adolfo Groth em novo espaço
· 1 min de leitura