"O desafio, para 2016, é a conclusão do Plano de Bacia"

Diretoria do Comitê Rio Passo Fundo apresenta balanço das atividades e investimentos e planeja o próximo ano

Por
· 2 min de leitura
Balanço foi feito durante a última reunião extraordináriaBalanço foi feito durante a última reunião extraordinária
Balanço foi feito durante a última reunião extraordinária
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Planejar e construir diferentes ações de educação ambiental e gestão das águas da região são os objetivos do Comitê Rio Passo Fundo para o ano de 2016. Na manhã da última sexta-feira, 11, os membros do Comitê se reuniram para a prestação de contas da diretoria e balanço das atividades que aconteceram no ano de 2015 e, ainda, discutiram e analisaram o cenário futuro da entidade. A discussão apontou a conclusão da etapa C do Plano de Bacia como principal desafio para 2016.

Com um trabalho intensificado dentro da educação ambiental, o Comitê Rio Passo Fundo destaca o ano de 2015 como um marco de aproximação com a sociedade e, especialmente, com crianças e adolescentes que foram atendidos através dos diferentes projetos voltados para escolas, como o Água em Foco, Caminho das Águas e Corsan nos Bairros. Para 2016, a proposta é intensificar as atividades e, além disso, fortalecer questões de gestão. A discussão apontou o Plano de Bacia como principal desafio a ser enfrentado no próximo ano. “O desafio para 2016 é transformar o que está no Plano de Bacia em realidade. Muita coisa que está lá já foi realizada ou está nesse processo. Precisamos olhar para o Plano e perceber nossas próximas ações. Existe, sim, a possibilidade da realização da etapa C do Plano, mas é preciso sentar, junto com os membros, e vislumbrar as melhorias que precisam ser feitas nesse Plano”, comentou o presidente do Comitê Rio Passo Fundo Claudir Luiz Alves.

Para ele, é preciso planejar o trabalho a ser desenvolvido durante o ano. “Precisamos colocar o Plano de Bacia debaixo do braço. Temos ideia do que precisamos intensificar. A primeira coisa que precisamos fazer é sentar e ver por onde começar e que ações propor para fortalecer o trabalho dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo”, conclui.

O que é o Plano de Bacia?
O Plano de Bacia Hidrográfica, segundo a Lei 10.350/94, compreende os três grandes momentos do processo de planejamento: a fixação de objetivos e metas, a definição do conjunto de ações estratégicas para o cumprimento destes objetivos e a avaliação da viabilidade econômico-financeira de implantação destas ações. E tudo isso com o objetivo de garantir melhorias contínuas e crescentes nas condições de qualidade e quantidade dos corpos de água de uma bacia hidrográfica. O processo foi dividido em três etapas A (diagnóstico da bacia), B (cenário de enquadramento) e C (programas de ações para atingir as metas). Em 2010, a empresa Infra-Geo, de Passo Fundo, foi contratada por meio de licitação pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para elaborar o serviço de consultoria ao processo de planejamento dos usos da água na Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. A empresa concluiu as etapas A e B do Plano de Bacia. A etapa C ainda não foi contratada, mas os valores provenientes do Fundo de Recursos Hídricos já estão aprovados e dependem, agora, de encaminhamento.

Eleições 2016
Ainda, um dos assuntos abordados na reunião e que diz respeito ao cenário futuro do Comitê Rio Passo Fundo, foi a formação da Comissão Eleitoral que deverá ser responsável por todo o processo das eleições referentes à Gestão 2016/2017 da presidência e vice-presidência do Comitê. Foi decidido, pelos membros, que a Associação dos Engenheiros Agrônomos, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), Convidas e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) serão as entidades responsáveis pela organização do processo eleitoral que se inicia na próxima sexta-feira, 18.

Gostou? Compartilhe