Conselho de saúde renova 30%

Conselho deliberativo e responsável pelo debate na área de saúde com o controle social, investimentos e aprovação de contas contou com quarenta inscrições para 32 vagas disponíveis.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A eleição do Conselho Municipal de Saúde proporcionou a renovação de 30% dos conselheiros e manteve o equilíbrio entre os grupos de gestores, usuários e entidades. A eleição aconteceu na terça-feira, 19h na Câmara de Vereadores. Conselho deliberativo e responsável pelo debate na área de saúde com o controle social, investimentos e aprovação de contas contou com quarenta inscrições para 32 vagas disponíveis.

Luiz Arthur Rosa Filho, Secretário de Saúde do município disse que houve uma renovação importante nos três grupos e com isto o debate é ampliado e os avanços na saúde acontecem. O conselho é formado atualmente por 50% de usuários, 25% gestão e 25% profissionais de saúde que somam as 32 vagas que reunidos elegem a mesa diretora, para mandato de dois anos.

A União das Associações de Moradores participou da eleição e teve a garantia de cinco entidades titulares e duas suplentes. Para Luis Valendorf não houve tempo para organizar mais filiadas, mas o movimento comunitário deseja promover alguns debates neste conselho. Valendorf defende ampliação de agentes de saúde, banco de medicamentos, ambulatório móvel para atendimento de pessoas em situação de rua, planejamento para obras de reforma e construção de novas unidades. “Precisamos debater e construir um planejamento de curto, médio e longo prazo com as lideranças dos bairros e vilas” defende o presidente.

Leonilde Zamuner, atual Presidente da mesa diretora do conselho diz que a renovação foi positiva, pois forma lideranças. Ela diz que a nova composição do conselho deve continuar a luta pelas equipes completas nos ESFs, assim como solicitar investimentos no atendimento básico. Hoje segundo a atual Presidente a população não tem referência de onde ir e acaba por ser atendida em vários ambulatórios, sem solução.
No próximo dia 12 de janeiro o Conselho se reúne novamente para eleger a mesa diretora e todos precisam do decreto do Prefeito Luciano Azevedo para a posse e mandado dos dois anos.

Nova composição:
Grupo um - Hospital César Santos, Secretária Municipal de Saúde, Centro de atendimento Sócio Educativo, Universidade Federal Fronteira Sul, Hospital de Olhos, Hospital da Cidade, Universidade de Passo Fundo, Associação Médica do Planalto, Associação dos Funcionários do Hsvp, Associação dos funcionários do HC, Conselho Regional de Fisioterapia, Conselho Regional de Psicologia, Sindisaúde e Coren. Grupo dois – Amor Exigente, Associações de Moradores da Petrópolis, Jerônimo Coelho, Nossa Senhora Aparecida, Lucas Araújo e Uampaf. Associação Cultural Mulheres negras Caritas Diocesana, CUT Regional, Pastoral da Criança, Promotoras Legais populares, Sindicato dos trabalhadores das Indústrias de máquinas e peças agrícolas, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fundação Lucas Araújo e Sindicato dos Metalúrgicos,

Gostou? Compartilhe