Com uma média de sete a oito programas realizados por região, o Prefeitura Bairro a Bairro completou a sua 30? edição nesse sábado (19), na comunidade Força e Luz. Promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, a iniciativa que leva os serviços da administração municipal para os bairros da cidade já conta com mais de 60 mil atendimentos.
O coordenador do programa, Leandro Rosso, explica que o mapa da cidade foi dividido em quatro quadrantes para organizar as edições do Bairro a Bairro. "Procuramos assim atender a todas as regiões de Passo Fundo, levando a Prefeitura aos bairros", frisou.
Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, é missão do Poder Público estar perto das pessoas e ouvir seus anseios. "São 30 edições do Bairro a Bairro que nos trazem um sentimento de missão cumprida para este final de ano. Continuaremos com o programa porque temos certeza que este é o caminho para estar junto das pessoas e melhorar a vida nos bairros. É no Bairro a Bairro que as pessoas podem fazer parte da nossa administração, estamos aqui para isso", disse o prefeito Luciano.
A Dona Gertrudes da Silva, de 80 anos, mora há quase 50 anos no bairro e aprovou a iniciativa. "Gostei muito do Bairro a Bairro. É a primeira vez que participo e que recebemos o programa aqui na nossa comunidade", observou ela.
Melhorias
O Bairro Força e Luz recebeu diversos serviços, como pavimentação em oito quadras, reparos em bocas de lobo, pintura e limpeza das vias e iluminação. Segundo o secretário de Obras, João Antônio Bordin, em 2016 o bairro também receberá obras de asfaltamento da Prefeitura, através do PAC, o que deixará as vias 100% pavimentadas.
O presidente da Associação dos Moradores, Ivan Carvalho, agradeceu os trabalhos realizados. "O bairro ficou excelente e isso mostra como é possível trazer melhorias para todos. Muito obrigado!", disse ele.
Música e encontro da comunidade
Durante o encontro, o público acompanhou apresentações artísticas de Topa, Banda Liberdade, Pedro Neves, Cristian Ramos e Marciane Ramos, Banda Caro Ramos e Invernada Fagundes dos Reis.
A Banda Liberdade, que subiu ao palco do Bairro a Bairro pela segunda vez, contou com participação do músico Ricardo Pacheco. O projeto oferece oficinas de música para jovens internos que cumprem medidas socioeducativas no município. A iniciativa é do juiz de direito do Juizado Regional da Infância e Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, e do músico Marcelo Pimentel, que ministra oficinas de percussão para os jovens.
"Sou entusiasta desse tipo de iniciativa que a Prefeitura tem nesta gestão, de aproximação com a comunidade. Esse projeto tem o objetivo de socioeducar por meio da arte e da música. Por isso, é importante mostrar para a comunidade", ressaltou Dalmir, que agradeceu a oportunidade.
Para o músico Marcelo Pimentel, é função da sociedade mudar a realidade. "Todos somos responsáveis por nossos jovens. Ter esse trabalho socioeducativo faz parte de não desistir dos nossos jovens", finalizou.
As ações
O programa traz intervenções de infraestrutura e mobilidade urbana, além de disponibilizar para a comunidade todos os serviços da administração pública. Os participantes contam com distribuição de mudas e sementes; orientações sobre os serviços de assistência social e atualização do Cadastro Único, orientações de prevenção de doenças, testes, verificação da pressão arterial e escovação para crianças; medicamentos do Farmácia Mais Perto; orientação sobre combate à dengue; direitos do consumidor; literatura infantojuvenil e jogos educativos; Universidade Popular com corte de cabelo, manicure e massoterapia; Escolinha de Trânsito com equipamentos e diversas brincadeiras para as crianças; e o Gabinete do Prefeito.
Reconhecimento
Em 2015, o Programa Prefeitura Bairro a Bairro foi um dos finalistas do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindifisco-RS e Afisvec. Entre 170 projetos de 84 municípios, Passo Fundo foi premiado com o Troféu Prêmio Gestor Público 2015 pelo programa.
Bairro a Bairro completa 30 edições em 2015
· 2 min de leitura