O ano letivo de várias escolas estaduais de Passo Fundo e região está mais longo neste ano em função da greve e paralisações que ocorreram em 2015. Para recuperar os dias em que os alunos ficaram sem aulas, muitas escolas realizaram atividades extras durante o ano e outras estenderam o calendário. Em Passo Fundo há escolas que estenderam o calendário letivo até o dia 07 de janeiro de 2016. No entanto, de acordo com informações da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE) apesar de terem estendido os calendários, algumas escolas já não estão com aulas.
Conforme o coordenador da 7ª CRE Santos Olavo Misturini se o calendário letivo das escolas estivesse dentro da normalidade, as escolas entrariam em recesso a partir do dia 23 de dezembro. Apenas algumas escolas que dependem do transporte escolar e tem calendário alinhado ao do município precisaram encerrar alguns dias antes deste período. O coordenador explica que quem fez greve precisa recuperar os dias de paralisação na mesma quantidade de horas. No entanto, a coordenadoria tem observado que não é o que tem acontecido em algumas escolas. “Tenho visitado muitas das escolas e eu não encontro nem mais o diretor. Estou fazendo registros e se precisar depois chamar de volta para recuperar os dias letivos lá o início do ano letivo em 29 de fevereiro, faremos isso”, pontua o coordenador. O professor Misturini cita ainda casos de escolas que inclusive já fizeram a formatura dos alunos e entregaram as notas finais.
O diretor do CPERS Sindicato de Passo Fundo, professor Orlando da Silva, explica que o calendário de recuperação foi encaminhado à 7ªCRE ainda no final da greve. “Como várias escolas fizeram a greve por completo, temos algumas que estarão em aula até o final de dezembro e outras até janeiro. O pessoal está cumprindo as aulas integralmente e agora entrando em período de provas e recuperação”, destaca o professor. De acordo com ele é necessário que se avalie cada situação independentemente. Além disso, lembra que muitas escolas fizeram poucos dias de paralização e conseguiram dar conta de recuperar ainda durante o ano com aulas aos sábados, por exemplo.
Confira o calendário das escolas que terão o período letivo mais estendido:
Joaquim Fagundes dos Reis até 07 de janeiro
Prestes Guimarães até 07 de janeiro
EENAV até 05 de janeiro
Monteiro Lobato até 05 de janeiro
Protásio Alves até 05 de janeiro
Ana Luiza Ferrão Teixeira até 30 de dezembro de 15
Cecy Leite Costa até 30 de dezembro
Salomão Ioschpe até 30 de dezembro
Gervásio Lucas Annes até 30 de dezembro
Ana Willig até 30 de dezembro
Eulina Braga até 30 de dezembro
Cardeal Arco Verde até 30 de dezembro de 15
Adelino Pereira Simões até 29 de dezembro
Mario Quintana até 28 de dezembro