Chegou o verão, com chuva e pouco sol

Previsão para a nova estação, que começou às 2h48 de hoje, é de continuidade da influência do El Niño, o que significa chuvas acima da média

Por
· 2 min de leitura
Verão deve começar com temporais em quase todo estadoVerão deve começar com temporais em quase todo estado
Verão deve começar com temporais em quase todo estado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A estação que costuma ser a mais quente e de mais dias de sol, o verão, começou nesta madrugada, às 2h48 (horário de verão). Mas este ano será um pouco diferente de suas características peculiares. Isto, porque a influência do fenômeno El Niño, que vai continuar atuando nos próximos meses, fará com que a estação seja chuvosa e com pouca insolação. “A atuação do El Niño vai manter as chuvas acima da média na nossa região durante o verão, especialmente nos meses de janeiro, fevereiro e março”, afirma o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

Tal como vem acontecendo nos últimos meses, em que o fenômeno climático vem fazendo com que o estado tenha muitas chuvas, a previsão é que as médias normais históricas sejam superadas até o final da nova estação. Em dezembro, por exemplo, até o início da tarde desta segunda-feira (21) já haviam sido registrados 231 milímetros, 34% acima da média esperada para o mês, que é de 172 milímetros. No ano, o acumulado de chuva é de 2.250 milímetros, 25% acima do esperado, que é de cerca de 1.800 milímetros. Nos meses de janeiro, fevereiro e março as médias são, respectivamente, 150, 166 e 135 milímetros.

“O prognóstico para o verão é de que o El Niño atua com intensidade moderada. Além das chuvas acima da média, a previsão é de temperaturas mínimas dentro da média e máximas um pouco abaixo”, salienta Sampaio. De acordo com ele, devem acontecer dois ou três dias de temperaturas máximas acima dos 30ºC, seguidos de dias de chuva e consequente queda da temperatura. “Será um verão úmido e de pouca insolação”, argumenta.

Previsão para os próximos dias
O primeiro dia do verão (22) terá a influência de uma frente fria que entra pelo Oeste do estado espalhando nuvens em todas as regiões e deixando o dia nublado a encoberto, com pancadas de chuva, trovoadas. As temperaturas variam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 28ºC.
Na quarta-feira (23) a previsão novamente é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima deve ficar em 20ºC e a máxima pode chegar aos 32ºC, fazendo uma dia bastante quente. Na quinta-feira (24), céu encoberto, com pancadas de chuva, temperatura mínima de 20ºC e máxima de 28. Para sexta-feira (25), a previsão é de céu encoberto com chuva e períodos de melhoria. Temperaturas entre a mínima de 18ºC e a máxima de 26ºC.

Alerta de temporal
O Centro de Operações da Rio Grande Energia (RGE) está acompanhando o ingresso de uma forte massa de ar sobre o Rio Grande do Sul que trará instabilidade para toda área de concessão da companhia. De acordo com o monitoramento realizado pela RGE ao longo dos próximos dias, essa nova massa de ar poderá provocar uma nova sequência de temporais, podendo afetar o fornecimento de energia elétrica.

Por conta disso, quem precisar de atendimento pode utilizar o Call Center (0800 970 0900). Existem ainda outros canais de comunicação:
- pela internet: www.rge-rs.com.br
- pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
- aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

Gostou? Compartilhe