Um ano após ter cruzado pelas águas do rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, durante a segunda edição do Projeto Navegar, integrantes da expedição retornaram ao município, na semana passada, para participar de um seminário sobre o meio ambiente. Através de um painel, composto por fotos e vídeos, eles apresentaram a retrospectiva do ‘Velejando pelas águas do Jacuí'. Entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015, o grupo, formado por professores, estudantes e ambientalistas, navegou uma extensão de aproximadamente 600 quilômetros. Uma viagem que iniciou em Passo Fundo, onde está a nascente do Jacuí, passou pelo Delta do Guaíba, seguindo pela Lagoa dos Patos, até a praia do Cassino, no litoral gaúcho.
Na passagem por Cachoeira do Sul, no ano passado, o grupo foi recepcionado por professores, funcionários e alunos da escola Dr. Liberato S.Vieira da Cunha. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as embarcações, construídas com material reciclável, e a proposta do projeto, cujo objetivo central é a preservação do rio Jacuí e seu entorno. “Eles tiveram um interesse muito grande pelo Navegar, então prometemos que voltaríamos para apresentar o painel da viagem completa” revelou o ambientalista e professor Jaimir Zamarchi.
A pesquisadora ambiental, Andréia do Nascimento, disse ter se surpreendido com a qualidade dos projetos sobre o meio ambiente em andamento na escola. “Estão realizando trabalhos de nível de graduação. A passagem do Navegar pela cidade serviu como provocação, uma semente que germinou” observa. O evento reuniu cerca de 700 pessoas, incluindo representantes da Sociedade Jacuí de Preservação Ambiental. Ambientalistas dos dois municípios já estão traçando estratégias para futuras ações em conjunto. O Projeto Navegar é desenvolvido pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), as escolas Cecy Leite Costa, Wolmar Salton, e Leão XIII.