Projeto Navegar mostra resultados em Cachoeira do Sul

Entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015, o grupo, formado por professores, estudantes e ambientalistas, navegou uma extensão de aproximadamente 600 quilômetros

Por
· 1 min de leitura
Coordenador do projeto, professor Antônio Rodrigues durante apresentação do painelCoordenador do projeto, professor Antônio Rodrigues durante apresentação do painel
Coordenador do projeto, professor Antônio Rodrigues durante apresentação do painel
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um ano após ter cruzado pelas águas do rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, durante a segunda edição do Projeto Navegar, integrantes da expedição retornaram ao município, na semana passada, para participar de um seminário sobre o meio ambiente. Através de um painel, composto por fotos e vídeos, eles apresentaram a retrospectiva do ‘Velejando pelas águas do Jacuí'. Entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015, o grupo, formado por professores, estudantes e ambientalistas, navegou uma extensão de aproximadamente 600 quilômetros. Uma viagem que iniciou em Passo Fundo, onde está a nascente do Jacuí, passou pelo Delta do Guaíba, seguindo pela Lagoa dos Patos, até a praia do Cassino, no litoral gaúcho. 

Na passagem por Cachoeira do Sul, no ano passado, o grupo foi recepcionado por professores, funcionários e alunos da escola Dr. Liberato S.Vieira da Cunha. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as embarcações, construídas com material reciclável, e a proposta do projeto, cujo objetivo central é a preservação do rio Jacuí e seu entorno. “Eles tiveram um interesse muito grande pelo Navegar, então prometemos que voltaríamos para apresentar o painel da viagem completa” revelou o ambientalista e professor Jaimir Zamarchi.

A pesquisadora ambiental, Andréia do Nascimento, disse ter se surpreendido com a qualidade dos projetos sobre o meio ambiente em andamento na escola. “Estão realizando trabalhos de nível de graduação. A passagem do Navegar pela cidade serviu como provocação, uma semente que germinou” observa. O evento reuniu cerca de 700 pessoas, incluindo representantes da Sociedade Jacuí de Preservação Ambiental. Ambientalistas dos dois municípios já estão traçando estratégias para futuras ações em conjunto. O Projeto Navegar é desenvolvido pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), as escolas Cecy Leite Costa, Wolmar Salton, e Leão XIII.

 

 

 

Gostou? Compartilhe