O novo Parque da Gare está ganhando forma e já tem 60% das obras concluídas. Nesta terça-feira (22), o prefeito Luciano Azevedo e o ex-deputado federal Beto Albuquerque, acompanhados de secretários municipais e da imprensa, visitaram as obras desse que é um dos principais espaços públicos de Passo Fundo e deverá ser devolvido à comunidade até junho de 2016.
Luciano destacou o esforço da administração em recuperar locais públicos para a comunidade e, em especial, o novo Parque da Gare. “É um espaço tradicional que esperava há muitos anos por esta atenção. Estamos com as obras dentro do previsto, com 60% da sua conclusão e, em breve, poderemos entregá-lo para o uso da comunidade. Está ficando muito bonito e atendendo nossas expectativas”, disse o prefeito.
Beto, que destinou emenda parlamentar de R$ 800 mil para a construção da biblioteca do parque, falou da expectativa em ver os trabalhos concluídos. “Vamos inaugurar um espaço moderno, seguro, aberto a toda a comunidade e que estará dentro das nossas exigências e do que a população espera”, enfatizou. O novo Parque da Gare será totalmente equipado, com banheiros, bar, espaço de lazer, áreas de convivência, quadras esportivas, pista de skate, lago com passarela, pista de bicicross, ciclovias, anfiteatro, espaço destinado às crianças, biblioteca e a nova Feira do Produtor.
Projeto
A construção da nova Feira do Produtor já está bastante adiantada, recebendo os fechamentos externos, prédio da lanchonete e acabamentos. As equipes da empresa contratada estão realizando o aterro do deck do lago, conclusão dos passeios e acessos. A nova pista de skate e a quadra poliesportiva estão recebendo a colocação do novo piso. Também já foram iniciadas as melhorias do projeto de paisagismo, com o plantio de grama. A acessibilidade também está presente no projeto, que deverá ter um playground com brinquedos adequados aos portadores de necessidades especiais.
Biblioteca
O projeto da Biblioteca do novo Parque da Gare possui área total de 614.20 metros quadrados, com frente para a Rua Minas Gerais, e se desenvolve em dois pavimentos: o pavimento inferior foi elaborado com uma fachada voltada para o parque com uma área coberta externa, onde se encontram os sanitários públicos, vigilância e uma lanchonete com abertura para a zona do lago.
O pavimento superior é destinado à biblioteca e mais dois sanitários, estabelecendo relação visual direta com o Parque. Até o momento foram executados 20% da obra da biblioteca, compreendendo os serviços de terraplanagem, drenagem, fundações, muro de contenção e pilares do pavimento inferior.