Muitas vezes palavras de carinho e conforto tem muito mais significado do que presentes materiais. Foi resgatando isso e trazendo o espírito natalino, que o Setor de Nefrologia em parceria com a Escola de Educação Infantil São Vicente, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, desenvolveram o projeto, “ Um amor de presente”, onde as crianças, filhos de funcionários, confeccionaram cartões que foram entregues aos pacientes em tratamento de diálise, nesta quarta-feira, 23 de dezembro.
A psicóloga Lilian Conte Borges que desenvolveu o projeto enfatiza que o objetivo da iniciativa é humanizar o cuidado e levar carinho as pacientes nesta época especial. “Nós queremos demonstrar que existem pessoas lá fora que se importam com o bem-estar deles e estão dando força para que sigam com o tratamento. Muitas vezes as palavras, os desenhos, tocam mais o coração de que presentes materiais”, conta. Parceira do projeto, a pedagoga Camila Machado Dias, da Escola de Educação Infantil São Vicente, destaca que as crianças ficaram muito felizes ao saber que os cartões serão entregues para os pacientes. “Nós trabalhos com eles que as mensagem iriam levar conforto e carinho para que estava no hospital”.
Antônio Braga, 75 anos, de Vila Lângaro, foi um dos pacientes que recebeu a mensagem. Ele se emocionou com o presente e agradeceu a iniciativa. “ Muito bonito, foi muito bom receber o cartão desses meus amigos”. Assim como ele, Mario Albuquerque, 79 anos de Passo Fundo, também gostou das palavras de carinho. “É um incentivo para seguirmos com o tratamento. Nos dá força”.