Um grupo formado por 10 mulheres reuniu-se na comunidade de Bela Vista, interior de Passo Fundo, para participar de um curso de artesanato em porongo, realizado pela Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. O curso foi ministrado pela extensionista social Sandra Bressan Gayger, nos dias 15 e 21 de dezembro, no salão comunitário.
De acordo com a extensionista Sandra, entre os objetivos dos cursos estão o de trabalhar o artesanato rural como forma de fortalecer a participação das mulheres nos grupos e sua autonomia nas comunidades a que pertencem, além de proporcionar uma alternativa de lazer e geração de renda.
As mulheres receberam orientação sobre plantio, colheita, limpeza e preparo do porongo para o artesanato. Além da pintura, foram ensinadas técnicas da decoupagem e do biscuit para acabamento. Uma das participantes, Maria Luizetto, ressaltou a versatilidade do porongo. “É possível fazer muitas coisas com esta matéria-prima e, mesmo utilizando o mesmo motivo, nunca uma peça ficará igual à outra, pois os porongos têm formatos e tamanhos diferentes”, disse.
Segundo Sandra, este artesanato valoriza a cultura do porongo, que anteriormente era cultivado apenas para a produção de cuias. “Hoje, o porongo que não serve para cuia transforma-se em peças de decoração e utilitárias, com aplicação de algumas técnicas e criatividade”, finalizou.