Mulheres aprendem artesanato em porongo

As mulheres receberam orientação sobre plantio, colheita, limpeza e preparo do porongo para o artesanato

Por
· 1 min de leitura
Além da pintura, foram ensinadas técnicas da decoupagemAlém da pintura, foram ensinadas técnicas da decoupagem
Além da pintura, foram ensinadas técnicas da decoupagem
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grupo formado por 10 mulheres reuniu-se na comunidade de Bela Vista, interior de Passo Fundo, para participar de um curso de artesanato em porongo, realizado pela Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. O curso foi ministrado pela extensionista social Sandra Bressan Gayger, nos dias 15 e 21 de dezembro, no salão comunitário.

De acordo com a extensionista Sandra, entre os objetivos dos cursos estão o de trabalhar o artesanato rural como forma de fortalecer a participação das mulheres nos grupos e sua autonomia nas comunidades a que pertencem, além de proporcionar uma alternativa de lazer e geração de renda.

As mulheres receberam orientação sobre plantio, colheita, limpeza e preparo do porongo para o artesanato. Além da pintura, foram ensinadas técnicas da decoupagem e do biscuit para acabamento. Uma das participantes, Maria Luizetto, ressaltou a versatilidade do porongo. “É possível fazer muitas coisas com esta matéria-prima e, mesmo utilizando o mesmo motivo, nunca uma peça ficará igual à outra, pois os porongos têm formatos e tamanhos diferentes”, disse.
Segundo Sandra, este artesanato valoriza a cultura do porongo, que anteriormente era cultivado apenas para a produção de cuias. “Hoje, o porongo que não serve para cuia transforma-se em peças de decoração e utilitárias, com aplicação de algumas técnicas e criatividade”, finalizou.

 

Gostou? Compartilhe