71% dos recém-nascidos foram registrados no HSVP

Em 2015, 2.907 crianças foram registradas no HSVP, número maior que em 2014, quando 2053 foram registradas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Certidão de Nascimento nos torna cidadãos, por isso quando uma criança nasce é importante providenciá-lo. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, os pais têm a oportunidade de sair com a certidão de nascimento dos filhos em mãos, através do Projeto Registre seu Filho. Em 2015, 2.907 crianças foram registradas no HSVP, número maior que em 2014, quando 2053 foram registradas. Ainda, aproximadamente 71% dos registros realizados em Passo Fundo são no HSVP, já que o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Passo Fundo contabilizou 3.742 registros em 2015. O projeto surgiu em 2001, sendo oficializado em 2003, com a parceria da 2ª Promotoria Especializada da Infância e Juventude, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Passo Fundo e Conselho Tutelar.
Os números apresentados pelo projeto são significantes já que quase 90% dos bebês que nasceram no HSVP 2015, saíram da Maternidade com o registro. A Assistente Social Josiane Oliveira Oligini destaca que o principal objetivo do projeto é que o maior número de crianças nascidas no HSVP sejam registradas ainda na maternidade. “A alta no número de registros mostra que os pais procuram o serviço, além de toda a facilidade de não precisar se deslocar para outro cartório”, enfatiza.
Atualmente, pode-se afirmar que o número de recém-nascidos não registrados é baixo. Neste sentido, Josiane explica que mensalmente uma análise é feita para ver quais crianças não foram registradas no HSVP. Os nomes sem registro são repassados pelo cartório, que verifica se a mãe já procurou regularizar a situação da criança, caso não conste o registro, os nomes das mães são enviados para o Conselho Tutelar, que solicitará o comparecimento das mães no cartório. “Registrar a criança é fácil e rápido. Os pais precisam ter em mãos documentos originais com foto e o comprovante de nascimento da criança. O posto do Cartório de Registro Civil do HSVP funciona de segunda a sexta-feira, das 09h15min às 10h15min. É fundamental que os pais façam o registro dos filhos neste ou em outro cartório, pois só assim a criança se tornará um cidadão”, evidencia Josiane, explicando ainda que as mães que não residem em Passo Fundo também podem realizar o registro no Cartório do HSVP, visto que a naturalidade da criança corresponderá à cidade de origem dos pais.
A pequena Manuelly Soares Lamm que nasceu neste dia 12 de janeiro já está registrada. Os pais Luana Moraes Soares e Fernando Lamm, que são de Ernestina destacam que por ser de fácil acesso, rápido e prático, já vão para a casa com o Certidão de Nascimento da filha em mãos. “Muito bom ter disponível o Cartório aqui. Facilita bastante e é rápido. Nosso primeiro filho também nasceu aqui e foi registrado aqui”, contam.

Gostou? Compartilhe