Com a alta competitividade e momento de recessão em que o mercado de trabalho se encontra, está cada vez mais difícil conquistar um lugar de destaque no campo profissional. Ao mesmo tempo, é cada vez mais raro ver profissionais permanecerem dentro da mesma empresa por um longo tempo. Essas situações ocorrem porque grande parte dos colaboradores está buscando, não só um bom salário, mas principalmente reconhecimento e oportunidades de crescimento em sua profissão.
Desde que se dá início a uma carreira profissional, estabelecemos alguns objetivos e metas para alcançarmos nosso sucesso corporativo. Quando se escolhe um lugar para trabalhar, procuramos locais que possam atender às nossas expectativas e proporcione esse crescimento contínuo.
A Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu do curso de Administração da Imed, Alessandra Costenaro Maciel dá algumas dicas para se diferenciar no mercado de trabalho:
- Faça um plano de carreira
Faça um planejamento de curto, médio e longo prazos, em forma de lista, acompanhando o alcance de todos os objetivos, traçar e retraçar os objetivos que por ventura não atingiu, por incontingências do destino, e sempre procurar aproveitar todas as oportunidades que surgirem e que não estavam no radar quando fez o planejamento de carreira. Isso porque a vida e as oportunidades profissionais são muito dinâmicas.
- Demonstre atitude
É importante que a pessoa que busca emprego mostre que conhece e concorda com os valores da empresa em que busca a vaga. E mais, demonstrar atitude na hora da entrevista. O que se percebe é que os candidatos, de uma forma geral são muito passivos, não mostram ousadia, inovação, competências comportamentais que são normalmente exigidas hoje em dia de todos candidatos que disputam vagas no mercado de trabalho.
- Focar esforços onde se tem experiência
Em momentos como este que estamos passando, as pessoas devem focar os esforços onde tem experiência que é onde podem tornar-se mais competitivas.
- Crie e mantenha uma rede de network
Quem está em busca de um emprego deve focar seus esforços em criar e manter network com profissionais da área e amigos a fim de avisá-los sobre as oportunidades de vagas nas empresas que trabalham ou que possuem contatos (fornecedores, clientes). Cabe ressaltar ainda que uma ferramenta que deve sempre estar atualizadíssima é o Linkedin, que aqui no Sul é pouquíssimo utilizado, mas massivamente usado em empresas recrutadoras e de headhunters do centro do país.
- Procure especializar-se
Atualmente as empresas procuram ficar com os “colaboradores talentos”, ou diferenciados, aqueles que possuem uma “habilidade”, competência ou conhecimento a mais do que o exigido normalmente para o cargo. É o que as empresas chamam de funcionário multitarefa, que faz muito bem aquilo para que foi contratado, mas também se dispõe a exercer outras funções exercendo-as com eficiência. Partindo disso, sugere-se aos profissionais que procurem se especializar, investir em sua formação, seja técnica (ligada a formação como cursos voltados para a tecnologia e comunicação, idiomas ou até mesmo uma pós-graduação) ou comportamental (cursos voltados a formação de liderança, trabalho em equipes, negociação, gestão de conflitos, dinâmicas de grupos, ou seções de coaching para trabalhar essas questões na prática e modificar os comportamentos).