A Famurs realiza nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, em Torres, a Assembleia Geral de Verão. O evento contará com a participação de prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. Com o tema “Ideias para superar a crise”, a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e as perspectivas para a economia em 2016. “Vão estar em destaque no evento os temas que preocupam prefeitas e prefeitos neste último ano de mandato. Também é nosso objetivo levar uma palavra de otimismo para os gestores municipais após todas as dificuldades enfrentadas em 2015”, explica o presidente da Federação, Luiz Carlos Folador. O evento conta com os patrocínios de Badesul, Corsan e Marcopolo. As inscrições podem ser realizadas no local do encontro. As atividades iniciam na noite de quarta-feira (27/1), com um jantar de confraternização, que será realizado a partir das 20h, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (Rua Kalil Sehbe, 05). A presença deve ser confirmada pelo número (51) 3230-3147.
Na quinta-feira (28/1), acontece a solenidade de abertura do evento, às 9h30, no auditório da Ulbra (Rua Universitária, 1900, Parque do Balonismo). Em seguida, Folador falará sobre as conquistas e desafios da Famurs. Os participantes poderão conferir a transmissão do programa “Sala de Redação”, da Rádio Gaúcha, a partir das 13h. A principal atração do evento será uma palestra do jornalista Pedro Ernesto Denardin. Ele irá comandar um painel com o tema “Ideias para superar a crise” a partir das 14h45.
Em seguida, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, tratará da pauta municipalista na última palestra do dia. O dirigente promete abordar, entre outros assuntos, o impacto do piso salarial do magistério na finança dos municípios e a Marcha dos Prefeitos em Brasília. “A Assembleia de Verão é um evento tradicional da Famurs. Uma oportunidade importante para debater a temática municipalista”, avalia Ziulkoski. Ao final da tarde, será oferecido um coquetel de confraternização.
Na manhã de sexta-feira (29/01), a partir das 9h30, a defensora pública Adriana do Nascimento falará sobre regularização fundiária. Na sequência, às 10h, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marco Peixoto, acompanhado de sua equipe técnica, apresentará orientações sobre os cuidados que os prefeitos devem ter com as contas públicas ao concluir o mandato. “Nós vamos abastecer de informações todos os gestores para que evitem penalizações. Um dos meus objetivos como presidente do Tribunal de Contas do Estado é estreitar a relação com os prefeitos”, explica. Para que os gestores municipais evitem problemas com a Justiça Eleitoral durante o pleito deste ano, será promovido, a partir das 14h, o painel “Processo eleitoral e condutas vedadas”. O já tradicional futebol dos prefeitos começa às 18h.