Palmeira das Missões tem caso suspeito do Zika Vírus

Caso é de um menino de 10 anos possivelmente contaminado durante uma viagem ao Centro-Oeste

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (15ª CRS) espera a confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen) para um caso suspeito de Zika Vírus, no município de Palmeira das Missões. O paciente é um menino de 10 anos que viajou com os pais para a região Centro-Oeste do país e apresentou os sintomas quando já havia retornado ao município. A 15ª CRS juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde adotou o protocolo que inclui a vistoria nas residências próximas a casa da pessoa infectada e aplicação de inseticidas para eliminar possíveis mosquitos que possam ter tido contato com a criança e terem sido contaminados com o vírus.

De acordo com o biólogo da Vigilância Ambiental em Saúde da 15ª CRS Alan Carminatti, o resultado do exame do Lacen demora cerca de um mês para ficar pronto para poder confirmar se o caso é ou não de Zika Vírus. Mesmo assim, as medidas de controle foram adotadas como forma de prevenção para evitar novas contaminações. Na região de abrangência da coordenadoria não há outros casos suspeitos de Zika. Mas houve a confirmação de um caso de dengue no município de Chapada, de uma senhora que também viajou, portanto outro caso importado.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido (Lira) realizado no mês de novembro, Palmeira das Missões têm índice de infestação de 6,5. Isso significa que de cada 100 residências visitadas, 6,5 tinham foco do mosquito Aedes aegypti que transmite o zika, a dengue e a febre chikungunya. Município com índice de infestação acima de 3,9 é considerado com risco de epidemia.

 

Em Passo Fundo

Conforme o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz, em Passo Fundo e na região não há casos suspeitos ou confirmados de Zika. A coordenadoria mantém o trabalho de combate à proliferação do mosquito aedes aegypti que foi intensificado a partir do ano passado, com orientação e capacitação dos agentes que atuam nos municípios. Com relação à situação da dengue, Passo Fundo permanece com a confirmação de apenas um caso da doença, de uma pessoa que contraiu o vírus durante uma viagem.

Gostou? Compartilhe