O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (26/01) o número de vagas disponibilizadas para o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. A IMED foi contemplada para o processo seletivo 2016/1 com 83 vagas, sendo a maioria delas para os cursos da área da saúde: Medicina (15 vagas), Odontologia (13 vagas) e Psicologia (23 vagas).
Esse número é reflexo da capacidade que a Região Norte do Estado possui quanto à forte inserção na área da saúde, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior. Para conferir o número de financiamentos que foram liberados para cada curso, CLIQUE AQUI.
Segundo as regras do Fies que começaram a vigorar em 2015, a seleção das vagas a serem ofertadas obedecem aos critérios de disponibilidade orçamentária e financeira ao fundo; conceito do curso (prioridade aos avaliados com nota igual ou superior a 3); áreas de abrangência (prioridade para os cursos de licenciatura, pedagogia e Normal Superior, engenharias e saúde); e ainda regionalidade (prioridade para cursos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal).
A instituição recebeu a liberação de grande parte do auxílio para os cursos da área da saúde, os quais são reconhecidos pelo MEC com qualificação 4 e 5, assim como os demais cursos ofertados pela faculdade.
Inscrições
Os interessados terão até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro, para realizar sua candidatura diretamente no SITE do Fies.
De acordo com as regras estabelecidas em 2015, para se inscrever o candidato deve ter realizado o ENEM, a partir da seleção de 2010, e obtido média superior a 450 pontos. Outro requisito é não ter zerado a prova de redação e possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.
O resultado dos candidatos pré-selecionados no Fies 2016 será divulgado no dia 01 de fevereiro.