O Carnaval é descontração, alegria e diversão, e a energia elétrica tem um papel importante durante a festa. A poucos dias da maior festa popular brasileira, os preparativos para as comemorações pelo País já estão na reta final. Mas, a RGE, responsável pelo abastecimento de energia a 1,4 milhão de consumidores em 264 municípios do Rio Grande do Sul, alerta: manter distância da rede elétrica é fundamental para garantir a festa e a segurança dos foliões.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), os acidentes com a rede elétrica aumentam em 30% durante o Carnaval, devido a ligações mal feitas em palcos ou por causa das arquibancadas. É preciso ter, também, uma atenção especial com relação à altura de carros alegóricos e trios elétricos. Nesse caso, deve-se levar em conta a altura das pessoas que estarão no topo dos veículos. Serpentinas arremessadas à rede elétrica também podem provocar curtos-circuitos.
Além de estar preocupada com a segurança da população, equipes da distribuidora estarão de prontidão em locais estratégicos, objetivando reduzir o tempo de atendimento em eventuais ocorrências. Agências de Atendimento abrirão às 8h da manhã normalmente na quarta-feira de Cinzas (10/2), permanecendo fechadas na segunda-feira (8/2) e terça-feira (9/2). Os consumidores também poderão contatar a empresa pelo call center, SMS, pela internet e pelo aplicado CPFL & VC.
Agindo de forma preventiva e seguindo outras dicas de segurança da RGE para o Carnaval, a festa está assegurada:
• É proibida a instalação de enfeites de decoração próxima à rede elétrica;
• Ligações clandestinas não são permitidas no carnaval ou em qualquer outro período;
• É preciso muita atenção com as ligações provisórias. Cuidados especiais dizem respeito às instalações de equipamentos elétricos, como aparelhos de som e refrigeração. É necessário manter esses equipamentos distantes de duchas, piscinas ou qualquer ambiente onde houver água. Além disso, toda instalação elétrica deve ser realizada por profissional qualificado e deve ser observada a capacidade das instalações e equipamentos;
• Não jogue líquidos, sprays e água na rede elétrica;
• Arquibancadas e palanques localizados em local inadequado, próximo à rede, oferecem riscos na montagem, desmontagem e durante a festa aos foliões.