A discussão sobre uma faixa preferencial para os ônibus em Passo Fundo volta a ser debatido no município. A Associação dos Moradores e Amigos do Centro (Amac) convida a sociedade a refletir sobre soluções para o trânsito de Passo Fundo, que possui cerca de 195 mil habitantes e uma frota estimada em mais de 115 mil veículos. A enquete lançada nesta semana pela Amac é: Será que uma mão preferencial para ônibus em Passo Fundo ajudaria a resolver o problema? E para a implementação desta mão preferencial, as pessoas concordariam com a retirada do estacionamento em determinado trecho da Avenida Brasil? O questionamento pode ser respondido na página do Facebook da entidade (Amac – Passo Fundo).
Os dados em relação ao número de habitantes e de frota de veículos citados acima começam a se multiplicar quando se pensa em Passo Fundo como uma cidade polo, com mais de 100 municípios na região de abrangência, resultando em uma população de aproximadamente um milhão de pessoas circulando no município, conforme dados do IBGE (2013).
Pensando na demanda crescente de veículos na cidade, que dificulta o fluxo do trânsito e causa um “caos” em determinados horários, a Amac resolveu consultar a população sobre uma faixa preferencial para ônibus. “Queremos ouvir os moradores sobre o trânsito. É um problema complexo e crônico e, se não tivermos uma alternativa em breve, a tendência é piorar. Os índices de frota aumentam a cada dia e diariamente nos deparamos com engarrafamentos e outras situações que nos levam a refletir sobre possibilidades no trânsito”, revela o presidente da Amac, Rafael Colussi.
A entidade sugere, na enquete, a retirada do estacionamento da Avenida Brasil, entre os Colégios Notre Dame e Bom Conselho, nos dois sentidos da via. De acordo com Colussi, a ideia foi só sugerir uma situação, para saber a opinião da população. “Vão ter pessoas contra, outras a favor. Queremos ouvir a população e levantar alternativas. A Amac não tem poder de decidir. Quem tem o poder de decidir são os governantes. Temos que pensar em Passo Fundo daqui há dez anos. Quando Carrion (Fernando Carrion) criou as perimetrais, chamaram ele de louco. Hoje, elas são vias importantes de deslocamento e contribuem para desafogar o trânsito central”, enfatiza o presidente da Amac.
O resultado da enquete será entregue para as autoridades. “Neste primeiro momento, queremos ouvir. Não temos como decidir, mas o povo pode opinar. Em um segundo momento, vamos ampliar o diálogo com as entidades envolvidas. Vamos levar o resultado desta enquete para as autoridades dos poderes executivo e legislativo”, explica Colussi.
Amac faz enquete sobre faixa preferencial
· 1 min de leitura