Crianças em tratamento contra o câncer ganham uma Escola de Vida

Programa lançado pela Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, proporcionará aulas para as crianças internadas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Além de receber um novo Espaço Lúdico de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, que funciona há 14 anos, em parceria entre o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Universidade de Passo Fundo (UPF), as crianças ganharão, a partir de agora, acompanhamento escolar. Tanto a reinauguração do Espaço Lúdico, quanto o lançamento do programa Escola de Vida, aconteceram na sexta-feira (05), com a presença de autoridades municipais e estaduais, funcionários do HSVP, pacientes internados e seus familiares, entre outros convidados.

O programa Escola de Vida, classe hospitalar, funcionará por meio de um convênio entre a Prefeitura de Passo Fundo e o HSVP e será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa consiste em oportunizar a construção de conhecimentos acadêmicos no espaço hospitalar, oferecendo para as crianças e jovens internados momentos de ludicidade e aprendizagem para uma melhor qualidade de vida. O município disponibilizará dois professores com carga horária de 20 horas cada para atuarem no projeto. O conteúdo será repassado conforme as necessidades de cada paciente, já que o Município estará em contato com as escolas de origem dos alunos.

O programa nasce para atender crianças e jovens da cidade e região hospitalizados para tratamento de câncer. Esses pacientes costumam ficar muito tempo internados, causando o afastamento da escola. A ideia do programa é fazer com que estas crianças não tenham prejuízo no desenvolvimento do aprendizado e não percam o ano letivo. “Tenho acompanhado o esforço do hospital, ao lado da UPF, para dar tratamento e o acolhimento a estas crianças. Estamos dispondo neste momento do suporte necessário para acompanhar o aluno do ponto de vista educacional, independente se ele é de Passo Fundo ou da região. Este programa é feito para ser permanente, ultrapassando gestões. Já temos os professores disponíveis, e se houver aumento da demanda, teremos professores pra isso”, garantiu o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Edmilson Brandão, disse que a educação é um direito das crianças. “Este programa garante o direito destas crianças de permanecer no ambiente escolar. É um direito da criança. Além disso, contribui para que estas crianças vitimadas pela doença tenham esperança e um futuro melhor”, ressaltou o secretário de Educação.

O administrador do HSVP, Ilário de David, enfatizou os benefícios para os jovens que estão internados. “Tem crianças em idade escolar que ficam muito tempo internadas e perdem semanas, semestres, e ficam para trás. A educação destas crianças sempre foi uma das nossas preocupações”, salientou o administrador do HSVP.

Gostou? Compartilhe