Um centenário de ações pelo bem da comunidade

Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) completa, hoje, 100 anos de história em Passo Fundo, trabalhando no combate às pobrezas material e espiritual

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) completa, hoje (11), seu centenário de ações em Passo Fundo. Para celebrar a data, a partir das 14h, na Praça Tamandaré, haverá arrecadação de doações às obras sociais da entidade, um ato de inauguração do monumento “Presença Vicentina em Passo Fundo”, às 18h30min e missa de ação de graças, às 19h. Segundo o presidente do Conselho Central da Sociedade, Mário Sartoretto, a entidade trabalha para diminuir a pobreza não somente material, mas também moral e espiritual. “É uma sociedade ligada à igreja católica, embora não negue nenhum auxílio a qualquer outra religião. Trabalha não com uma ação paternalista, que vise manter o necessitado na situação de pobreza em que ele vive, mas sim com a promoção humana, tirando as pessoas da dificuldade e fazendo com que voltem a ser autossuficientes”, afirma.

História
O trabalho da sociedade começou na França, ainda em 1833, quando Antônio Frederico Ozanam iniciou um movimento pelo bem e pela ajuda material e espiritual aos mais necessitados. A partir daí, a iniciativa se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje está presente em 150 países e atende mais de 70 mil famílias somente no Brasil. Um dos principais trabalhos desenvolvidos pela sociedade são as conferências, que tem como atividade principal ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade social. Elas recebem auxílio alimentício, ajuda para conseguir um emprego, encaminhamento para que possam encontrar uma solução imediata para os seus problemas. Essa atividade, porém, não se resume às conferências. Ela está organizada em muitas obras sociais. A Sociedade de São Vicente de Paulo, no Brasil, é a principal entidade que cuida do idoso, com lares de idosos espalhados por todo o país. Além de albergues, escolas, creches e hospitais, também fundados pela sociedade.

Em Passo Fundo
A Sociedade foi fundada no município no dia 11 de fevereiro de 1916. De acordo com o coordenador da comissão organizadora do evento do centenário, Deonir de Marco, na época, muitas pessoas passavam por dificuldades e essa foi a razão pela qual a sociedade começou a atuar na comunidade passo-fundense. “Em 1918, com a febre espanhola que atingiu o município, morreram muitas pessoas, então a sociedade fundou um hospital”. O Hospital São Vicente de Paulo, hoje um dos mais importantes hospitais do Estado, começou em uma casa alugada, localizada na Rua Paissandú, nº 16, onde atualmente situa-se a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Nicolau Araújo Vergueiro. Na época, a casa tinha 120 metros quadrados. 

Gostou? Compartilhe