Programação alusiva ao Mês da Mulher

A programação envolve exposições, baile, oficinas, exibição de filmes, blitz em ônibus, palestras e debates, entre outras ações.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo inicia nesta terça-feira (01/03) a programação alusiva ao mês da mulher, lembrando lutas e conquistas das mulheres no decorrer da história. As atividades são realizadas por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher – COMDIM, com o tema “Mulher, mostra o teu valor”. O evento de lançamento ocorre a partir das 8h30min deste terça-feira na sede da Coordenadoria da Mulher (Rua Independência, 117 - Centro).

“É um momento de encontro, não só paras as mulheres, mas também para toda a sociedade. Para ampliar conhecimento, convidamos o maior número de entidades e pessoas para integrar o grupo de trabalho”, destaca a coordenadora da mulher, Solange Simões.

A programação envolve exposições, baile, oficinas, exibição de filmes, blitz em ônibus, palestras e debates, entre outras ações. No dia 12 (sábado) haverá um grande encontro na Praça Capitão Jovino (Santa Terezinha), reunindo durante a tarde todos os apoiadores, com atividades direcionadas para as mulheres. A programação do Mês da Mulher é aberta à comunidade e segue até o dia 29 de março. Para conferir a programação completa basta acessar o site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br) no link mês da Mulher.

Histórico

O mês de março é marcado mundialmente como mês de referência a mulher, em especial ao grupo de operárias que no dia 8 de março de 1857 na cidade de Nova York morreram carbonizadas no interior da fábrica onde trabalhavam porque organizaram uma greve e reivindicavam melhores condições de trabalho. O caso repercutiu e também por ser a primeira greve organizada exclusivamente por mulheres e pela tragédia do desfecho. A sensibilização da sociedade mundial sobre o episódio e pelas causas femininas foi aumentando e no ano de 1910 surgiu a ideia de criar uma data para marcar as questões femininas e lembrar a morte das operárias. Mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia Internacional da Mulher assim como do mês da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.

Gostou? Compartilhe