Mestrado em Direito da UPF tem primeira defesa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGD/UPF) deu início, na tarde desta quarta-feira (2/03), às apresentações das dissertações de Mestrado. Para marcar a defesa do primeiro trabalho, foi promovido um ato solene, que contou com a presença do reitor José Carlos Carles de Souza, do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, e do professor Edmar Vianei Marques Daudt, representando a direção da Faculdade de Direito, e da professora Adriana Pilatti. A dissertação foi apresentada pela egressa do curso de Direito da UPF Ana Paula Caimi.

A linha de pesquisa do trabalho foi Jurisdição Constitucional e Democracia, e a área de concentração focada nos novos paradigmas em Direito. O objetivo da pesquisa foi analisar se os direitos fundamentais são disponíveis ao seu titular; e, se o são, sob quais condições, limites e com quais meios de controle. Segundo Ana Paula, a apresentação do trabalho marca um momento importante na relação que ela tem com a Instituição. “Sou formada pela UPF e é uma honra ser a primeira a fazer a defesa. Quando soube do Programa, não pensei duas vezes em fazer parte da primeira turma, pois sabia que o nível de excelência seria tão alto quanto o da graduação. Para minha área da atuação, que são os direitos fundamentais, foi imprescindível essa formação”, destacou.

A banca foi composta pelos professores Dr. Phillip Gil França, Dr. Thiago Lima Breus e Dr. Ilton Norberto Robi Filho, que integram o corpo docente do Mestrado em Direito.

Consolidação do trabalho

Para o reitor, o dia foi histórico por marcar um passo importante na consolidação e no crescimento do Programa. “Estamos vivendo, na Faculdade de Direito, um momento histórico. Primeiro marcado pela instalação do Programa e agora com sua primeira defesa. Com isso, estamos certificando nossa caminhada e a trajetória dos nossos professores e de toda equipe envolvida em todo esse processo. Como ex-diretor da casa, me sinto honrado em poder participar deste momento”, frisou.

Com a defesa, o Mestrado em Direito chega à sua maturidade. De acordo como vice-reitor, prof. Leonardo Barcellos, este é o primeiro fruto de um trabalho longo e que logo estará evoluindo. “É um momento extremamente importante. Essa defesa demonstra que os processos estão em andamento e evoluindo. Tivemos a festa da aprovação, o momento da aula inaugural e agora a primeira defesa, marcando a maturidade do Programa. Estamos orgulhosos do Programa e cientes de que o próximo passo acontecerá com o Doutorado. Agora é trabalhar e produzir”, pontuou.

Na opinião do professor Edmar Vianei Marques Daudt, a primeira defesa soma-se a grandes momentos já vividos pela Faculdade de Direito em 2016. “É um momento muito especial neste ano que já tem sido muito marcante para o curso. Tivemos ótimas avaliações do MEC, o selo OAB Recomenda e agora a nossa primeira defesa de Mestrado. Isso tudo nos mostra o quanto estamos avançando e crescendo. O fato de a mestranda ter sido nossa aluna na graduação também nos leva a refletir sobre a nossa relação com a comunidade acadêmica e a sua força”, pondera.

 

Gostou? Compartilhe