Área de instabilidade dá lugar ao ar seco e chuva dá trégua

Nos três primeiros meses de 2016, volume de chuva já alcança 34% de todo o esperado para o ano. Trégua nos próximos dias favorece andamento da colheita da soja

Por
· 1 min de leitura
No Estado, 40% da área de soja já está em fase final de maturaçãoNo Estado, 40% da área de soja já está em fase final de maturação
No Estado, 40% da área de soja já está em fase final de maturação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Apenas nos três primeiros meses de 2016 o volume de chuva já alcançou um terço do esperado para todo o ano. Os dados são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio. Apesar do grande volume de chuva registrado neste mês de março, a predominância de um ar seco sobre a região deve deixar o tempo firme pelo menos até a sexta-feira. Durante o feriadão, o acumulado de chuva foi de 45mm.

Até o momento o mês de março já está com o volume de chuva 52% acima da média esperada que é de 135mm. O total registrado na Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet até ontem era de 205mm de chuva. Sampaio explica que o acumulado nos três primeiros meses é de 621mm, cerca de 34% do esperado para todo o ano. Em janeiro choveu 190mm e em fevereiro 226mm.

Semana
A semana se iniciou com predomínio de sol e temperaturas em elevação gradativa. Hoje o dia fica claro a parcialmente nublado com temperatura entre 16ºC e 26ºC. A quarta-feira também será de céu claro a parcialmente nublado. A mínima permanece em 16ºC e a máxima pode chegar aos 28ºC. Na quinta-feira o dia já fica parcialmente nublado a nublado com temperaturas oscilando entre 17ºC e 29ºC. Na sexta-feira o dia fica nublado a encoberto já com retorno da possibilidade de chuva. A mínima fica em 18ºC e a máxima já pode alcançar os 29ºC.

Bom para a colheita
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater Estadual, a colheita da soja já chegou a 20% da área plantada nesta safra em todo o Estado, com as produtividades oscilando ao redor dos 3 mil kg/ha. A colheita deverá acelerar ainda mais com as condições do tempo favoráveis tendo em vista que 40% da área já está em fase final de maturação, podendo ser colhida imediatamente. No quesito sanidade, algumas lavouras ainda apresentam ocorrência de doenças foliares, incluindo a ferrugem. Observa-se também a presença de percevejos e ácaros nesta época crítica, o que sugere aplicações para o controle, assim que atingir o nível de dano econômico.

O documento esclarece ainda que algumas áreas apresentam maturação desuniforme, contendo plantas com vagens verdes e folhas. Nesse sentido, a volta das chuvas é muito importante para uniformizar a maturação das plantas e, assim, manter a perspectiva de uma boa produtividade.

 

Gostou? Compartilhe