A Prefeitura de Passo Fundo realiza os serviços de canalização da sanga do Bairro Lucas Araújo, um antigo pedido da comunidade. A iniciativa resolve um problema histórico de saneamento básico e saúde pública. A obra segue na fase da confecção das placas de concreto para as galerias. Segundo o secretário de Obras, João Antônio Bordin, "as placas são para as galerias que serão colocadas dentro da sanga, para fazer a canalização". Dentro de aproximadamente 15 dias, as placas serão colocadas no perímetro da sanga. Para o prefeito Luciano Azevedo, uma ação do Poder Público era esperada e necessária. "É uma obra complexa, mas que irá melhorar de maneira imediata a qualidade de vida dos moradores da região", destacou o prefeito.
O projeto conjunto das secretarias de Planejamento e de Obras integra a primeira fase do Projeto Executivo de Macrodrenagem, que compreende a execução de canal fechado em concreto (galerias) no trecho localizado internamente no quarteirão formado pelas ruas Minas Gerais ate Nossa Senhora das Graças.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, serviços de drenagem, sistema de esgotamento e sanitário e canais serão feitos. A obra terá um dissipador de energia no início da galeria para diminuição da velocidade das águas pluviais e um canal retangular fechado em aduelas de concreto. Também será construído um sistema de tratamento de esgoto doméstico para as residências do entorno.
Avançam as obras de canalização da sanga da Lucas Araújo
· 1 min de leitura