Concurso Alcides Guareschi

Academia de Letras divulga vencedores

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Academia Passo-fundense de Letras, que tem na presidência a professora Dilse Piccin Cortese, divulga os vencedores do Concurso Alcides Guareschi – Ponte Para Paz, que contou com a participação de 47 banners e 11 vídeos e teve por objetivo provocar uma reflexão sobre a violência entre alunos e professores do ensino médio e do ensino superior local.
Coordenado pelos acadêmicos Agostinho Both e Mariza Zílio essa iniciativa está inserida na programação do 1° Congresso Internacional de Prevenção da Violência – Por uma cultura de paz, promovido pela Associação Médica do Planalto (AMEPLAN) e que será realizado de 17 a 30 deste mês de abril no Campus 1 da UPF, no Bairro São José junto com o 10 º Congresso Médico de Passo Fundo. Durante esses dois eventos e ainda como parte do Concurso Alcides Guareschi será realizada, no dia 28 de Abril, a partir das 17,35 horas, uma discussão tendo como tema “Média e Violência”.
A avalição dos trabalhos dos participantes do Concurso Alcides Guareschi foi feita pelas professoras Mariane Loch Sbeghen e Luciane Campanha, da disciplina de Artes Visuais da Faculdade de Arte e Comunicação (FAC) da Universidade de Passo Fundo e pelo jornalista Ivaldino Tasca, da Academia de Letras. O primeiro colocado, em cada categoria (banners e vídeo) receberá prêmio de 500 reais, o segundo, 300 reais e o terceiro colocado, R$ 200,00. Tendo em vista o grande número e de participantes e a qualidade dos banners apresentando, a comissão avaliadora decidiu destacar, como Menção Honrosa, cinco trabalhos. Os trabalhos participantes desse concurso estarão expostos na UPF durante 10º Congresso Médico e o 1° Congresso Internacional de Prevenção da Violência – Por uma cultura de paz.

Os premiados
Na categoria banners o primeiro lugar ficou com trabalho apresentado pela turma 302 da Escola Estadual de Ensino Médio Prestes Guimarães que estampou a frase “Escola sempre foi um refúgio para violência, hoje se vê ela dentro das escolas.” O segundo lugar coube aos alunos Amadeu Gasparin, Giovana Zanella, Giulia Zanella e Manoela Camargo, do Integrado/UPF com a mensagem “Plante a não violência para colher a paz”. Por fim, o terceiro lugar é o aluno Lucas Marques, do Integrado/UPF com “Amor e violência – Antagonismo da (des)construção.
As menções honrosas foram para os banners a) dos alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio do Colégio Salvatoriano Bom Conselho com o tema “Quebrando Tabus”, b) dos alunos Ana K. Dalbosco, Amanda Dall’Agnol, Brenda Cristani e Rodrigo Rassele, do Integrado/UPF; c) dos alunos Ana, Antonio, Cléderson, Cristiano, João, Lucas e Maria da EEEM Prestes Guimarães; d) para o trabalho “A cada mão dada uma arma é desarmada” dos alunos Isadora Oliveira, Julia Canan e Thais Barbnosa, do Integrado/UPF; e) dos alunos Ana Laura Affonso, Bruna Farenzena, Carolina Jorge, Carolina Wents, Gabriela Brusamarelo e Juciê Nunes do Integrado/UPF.
O primeiro lugar na categoria vídeo ficou com “Quem sou eu” do Observatório da Juventude, Educação e Sociedade, da UPF, o segundo com “Cultura de Paz” das alunas Andressa, Julia, Luiza, Luana, Marina, Paola e Patrícia, da Escola Menino Deus e o terceiro lugar, também com o título “Cultura de Paz” ficou com os alunos Junior, Guilherme, Augusto, Marco, Emanuel, Fernando, Afonso, também do Menino Deus.

Gostou? Compartilhe