Uma onda de frio se aproxima da região. Conforme boletim divulgado pelo Observatório de Meteorologia da Embrapa Trigo, uma frente fria deve provocar pancadas de chuva e fortes rajadas de vento nesta semana. Além disso, até a madrugada de terça-feira (26) existe risco de temporal localizado em todo o norte do RS. “Esta frente fria vai provocar pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento com intensidade moderada a forte. A partir de terça-feira as temperaturas começam a diminuir consideravelmente”, aponta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Até a terça-feira (26) os termômetros meteorológicos ficam entre os 14°C e os 20°C.
Isso acontece por conta da entrada de uma onda de ar seco de origem polar a partir da quarta-feira (27). Neste momento as temperaturas entram em declínio acentuado: a temperatura mínima pode chegar a 6°C. A máxima não passa dos 15°C. “Na quinta-feira, inclusive, o dia começa nublado, podendo ter geada”, aponta Sampaio. Na sexta-feira (28) o clima é parecido, mas as temperaturas já aparecem em elevação gradativa. A previsão aponta temperatura mínima de 8°C e máxima de 16°C.
Chuva acentuada
A média esperada de chuva para o mês de abril não passa dos 100 mm. Neste ano, no entanto, ela já ultrapassou a marca: já são 128 mm. Deste percentual, 28 mm foram só na última sexta-feira (22). “Tivemos muita chuva em questão de poucas horas”, destaca Sampaio. A velocidade das rajadas de vento chegou a 70 km/h. “Nos últimos anos percebe-se que os primeiros meses do ano andam tendo chuvas acima da média”, observa.
Por que isso acontece?
A previsão da chegada de uma onda de frio no sul do país revela uma circulação anticiclônica anômala na troposfera média que se refletia em superfície como uma massa de ar quente e seco que vem predominando nos últimos dias sobre o Centro-Sul do país, aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPETEC). Este movimento se desconfigurará no próximo final de semana e permitirá o avanço de uma onda de frio no início da próximo semana. Esta incursão de ar frio existe pela Argentina, Uruguai, Paraguai, oeste do MS, sul da Bolívia, Uruguai, RS e oeste de Santa Catarina.