De repente, no meio de um dia normal de trabalho, um cansaço fora do comum. A tarefa, sempre realizada de forma eficiente, se torna mais difícil. A concentração foge, a força física e mental também. Sono, corpo pesado e dificuldade para desempenhar a função exercida há tanto tempo no ambiente de trabalho. O cenário descrito é o primeiro sinal de que algo está errado: o cansaço e o estresse são os principais indicadores de que a saúde do trabalhador não está tão bem assim. Que tal comemorar o Dia do Trabalho com um olhar mais atento à sua saúde? Aquela fadiga – seja ela física ou mental – pode não ser tão normal quanto você pensa.
Um olhar atento à saúde
Mais frequente do que se imagina, danos causados à saúde do trabalhador acontecem em todas as áreas, a todo o momento e em todo o lugar. Não são apenas os ambientes de trabalho com riscos visíveis – seja por excesso de barulho, por contato com materiais contaminantes ou por excesso de força exigido – que oferecem, de fato, perigo para o trabalhador. Em ambientes considerados calmos, o dano pode ser mental. Por isso, as doenças chamadas ocupacionais - variações que ocorrem na saúde do trabalhador, causadas por fatores relacionados ao trabalho – exigem atenção tanto do empregado quanto do empregador já que diversas pesquisas indicam que a saúde ocupacional é uma das mais importantes estratégias para garantir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. “As causas físicas, químicas e biológicas são mais fáceis de serem evitadas de acordo com os mecanismos de proteção e prevenção coletiva, como exaustão, ventilação e isolamento. Com o advento do avanço das tecnologias houve um declínio de ocorrências vindas desta natureza. No campo das doenças mentais, é muito comum o descuido das pessoas. Assumir um ritmo de trabalho agressivo é muito comum entre jovens, que pensam que são indestrutíveis”, comenta Dr. Mario Bonciani, vice-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) que acrescenta, ainda, que a busca por uma produtividade elevada esbarra na prevenção de adoecimentos e é aí que contratante e colaborador devem entrar em acordo pela prevenção das doenças ocupacionais.
Como lidar e a quem recorrer?
É válido ressaltar que as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho são, quase sempre, as mesmas: da Lesão por Esforço Repetitivo, passando pelo estresse e pela depressão ocupacional, o desempenho comprometido é a primeira consequência de um dolo causado pelo excesso de trabalho ou, ainda, por um incidente – ou acidente – no ambiente. Especialistas ressaltam que, a partir de alguns hábitos ou mudanças de comportamento, é possível identificar se a saúde do trabalhador está ou não comprometida. Alimentação errada, atitudes mais agressivas, produção comprometida, insatisfação (você acabou de chega, mas já quer ir embora), insônia e, ainda, falhas na memória são fortes indícios de que o esgotamento mental é dominante.
No entanto, a maior parte desses danos à saúde do trabalhador podem ser evitados com a adoção de medidas de proteção que devem ser providenciadas por quem contrata e obedecida pelo contratado. E se, ainda assim, houver qualquer incidente – ou acidente – o trabalhador deve ser assistido pela empresa contratante e direcionado aos órgãos de cuidado de forma correta. O primeiro passo, quando ocorre um dano permanente ou temporário no ambiente de trabalho, em decorrência da atividade produtiva, o trabalhador deve buscar um diagnóstico médico e, posteriormente, uma comprovação oficial de que o problema encontrado está diretamente ligado ao trabalho que realiza. Por isso, é importante que o trabalhador seja sincero em sua fala e explique ao médico a forma como a lesão aconteceu e, ainda, a que condições estava exposto. Dessa forma, ele pode ser melhor encaminhado.
Dicas de cuidado com a sua saúde!
- A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se! Faça exercícios de alongamento. Pausas durante a realização das tarefas permite um alívio dos músculos mais ativos.
- Beba água regularmente ao longo do dia.
-Cuidado com a postura: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas na cadeira.
- As cadeiras devem ter altura para que sejam sempre mantidas as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão.
- Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira. A cadeira deve ter formato anatômico para o quadril e encosto ajustável.
- Não utilize o apoio do pulso durante a digitação.
- O monitor deve estar a uma distância mínima de 50 cm e máxima de 70 cm do usuário.
- Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada.
- As máquinas devem estar posicionadas de forma que você não tenha que se curvar ou torcer o tronco para pegar ou utilizar ferramentas com frequência.
- Como regra geral, temperaturas confortáveis para ambientes informatizados são entre 20 e 22ºC, no verão, e entre 25 e 26ºC no inverno.
- Sempre que possível, humanize o ambiente (plantas, quadros e, dependendo do tipo de trabalho, som ambiente).
- Estimule a convivência social entre funcionários.
Problemas ocupacionais mais comuns:
- Asma Ocupacional
- Dermatoses Ocupacionais
- LER / DORT
- Intoxicação por metais pesados
- Perda Auditiva
- Pneumoconioses
- Distúrbios Psíquicos
- Assédio Moral