A unidade de abatimento de aves da Minuano em Passo Fundo, RS, demitiu nesta manhã cerca de 300 funcionários. Conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Alimentícia a possibilidade já era questionada desde a última semana, mas não havia nenhuma confirmação por parte da empresa.
O presidente do sindicato, Miguel dos Santos, destaca que ainda na sexta-feira (29/04) tentou entrar em contato com representantes da empresa, que agendaram uma reunião para esta manhã. “Na sexta-feira eles mandaram que todos os trabalhadores fizessem o exame periódico, o que levantou a suspeita, mas os representantes da empresa não puderam afirmar nada. Ligamos para Lajeado e eles agendaram reunião para esta manhã”, explica.
No total, cerca de 300 funcionários foram demitidos. Apenas foram mantidos responsáveis pela manutenção da unidade e do setor de recursos humanos, para atender quem tiver necessidade. Conforme Santos a empresa não descartou a possibilidade de retomada das atividades, porém sem previsão. O Sindicato deverá acompanhar as rescisões caso a caso a caso.
Na Unidade eram abatidos diariamente entre 70 mil e 80 mil aves. A empresa mantinha convênio com a JBS que não teria renovado o contrato de prestação de serviço. Até o fechamento desta matéria, a Minuano havia informado apenas que se pronunciará por meio de comunicado a ser emitido nesta terça-feira.